A autarquia Daemo Ambiental, em parceria com a secretaria de Educação, segue desenvolvendo o projeto “Horta nas Escolas”, que tem o objetivo de incentivar o contato das crianças com os elementos da natureza como terra, sementes, folhas e plantas.

Neste mês de setembro, o projeto foi desenvolvido na EMEB Dona Benta, EMEB Professor Reinaldo Zanin e no Instituto Santa Filomena.

De acordo com a divisão de Meio Ambiente da autarquia, as hortas nas escolas trazem diversos benefícios. O contato e o cultivo de determinados vegetais e hortaliças permitirão às crianças perceberem as necessidades vitais do plantio e os cuidados que se deve ter no processo de crescimento e colheita dos alimentos, assim como o que a falta de cuidados acarreta na plantação. Além disso, na fase da colheita, as crianças são estimuladas a experimentarem legumes e verduras que elas mesmas plantaram, contribuindo com uma alimentação saudável.

Durante o projeto, as crianças aprendem sobre o plantio de hortas, jardim suspenso, composteira doméstica, reciclagem e coleta seletiva de resíduos. As hortas verticais ou cultivo em vasos são algumas alternativas para as escolas que não possuem um espaço grande para plantações. O uso de pneus também é uma alternativa sustentável, prolonga a vida útil deste resíduo e colabora no plantio de hortas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here