Conforme o Diário tinha adiantado pela manhã, a Estância Turística de Olímpia empossou na tarde desta quarta-feira (10) os cinco novos membros do Conselho Tutelar, eleitos para o período de 2024 a 2027. A cerimônia, parte de um evento nacional, marca o início do mandato voltado à proteção e promoção dos direitos de crianças e adolescentes.

Os conselheiros têm a missão de zelar por direitos fundamentais como educação, saúde, convívio familiar e proteção contra a violência, atuando tanto em resposta a denúncias quanto na fiscalização proativa.

Os eleitos são Rosangela Barbosa (557 votos), Sidiclei Antônio Torres (371 votos), Vanessa Montanhani (340 votos), Rosangela Inacio Salomão (325 votos) e Ana Rita de Souza Fonseca Eugênio (256 votos). Também foram nomeados suplentes: Patrícia Cezário, Regiane Rodrigues Correa Ferezin, Solange Regina Alves Pereira Victorelli, Paulo Cesar de Barcellos Pereira e Lucas dos Santos Nascimento.

A posse ocorreu no auditório da OAB de Olímpia, com a presença de autoridades locais, incluindo a secretária de Assistência Social, Cristina Reale, representando o prefeito Fernando Cunha. Rosangela Inacio Salomão, em nome dos empossados, destacou a importância do trabalho conjunto e da dedicação ao bem-estar dos vulneráveis na sociedade.

O Decreto Nº 9.017/2024, publicado no Diário Oficial Eletrônico do mesmo dia, oficializa a nomeação dos membros. A eleição, ocorrida em 1º de outubro de 2023, contou com 3.617 eleitores. O processo eleitoral teve apoio da secretaria de Assistência Social e envolveu a atuação voluntária de servidores públicos como mesários, além do acompanhamento do Ministério Público, do CMDCA e da Comissão Especial Eleitoral.

Cristina Reale enfatizou a “importância da atuação conjunta para a construção de políticas públicas efetivas em prol da infância e juventude”. Reale reafirmou “o compromisso da gestão municipal em apoiar o trabalho do Conselho Tutelar”.