Os olimpienses estranharam a queda brusca de temperatura, assim como ocorre em todo o Estado de São Paulo. Nas primeiras horas, a temperatura era de 12 graus, mas a sensação era de mais baixa ainda por causa dos ventos. A nova massa de ar frio avança com mínimas abaixo de 0ºC na região Sul, por exemplo. A máxima hoje deve chegar a 19 graus.

Os radares meteorológicos do IPMet/UNESP, localizados em Bauru e Presidente Prudente, não estão detectando chuva no Estado de São Paulo. O radar de São Roque (REDEMET) está detectando chuva fraca no litoral paulista.

De acordo com o órgão, o declínio continuará a ocorrer gradativamente até a noite de quarta-feira (19). O fenômeno é causado por um anticiclone, que deve se deslocar para o oceano Atlântico e ir se enfraquecendo no decorrer da semana.

Pelo menos 15 cidades gaúchas registraram temperaturas negativas na madrugada desta terça-feira. A menor temperatura foi vista na cidade de São José dos Ausentes, na Serra, com mínima de -3,4°C, conforme estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Porto Alegre teve mínima de 4°C, a menor temperatura do ano, de acordo com leitura feita pela estação localizada no Aeroporto Salgado Filho.