É o que revela o Índice de Exposição a Crimes Violentos (IECV) sobre a Estância Turística de Olímpia, que está entre os cinco municípios do Estado de São Paulo com menores taxas de criminalidade no último ano.

A pesquisa é desenvolvida, anualmente, pelo Instituto Sou da Paz e foi divulgada nesta semana pelo Jornal Estadão. O levantamento, que engloba cerca de 140 cidades paulistas com mais de 50 mil habitantes, calcula o índice a partir da média ponderada de três subitens: crimes letais (homicídio e latrocínio), crimes contra a dignidade sexual (estupro) e crimes contra o patrimônio (roubo – outros, roubo de veículo e roubo de carga), considerando ainda dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

O ranqueamento mostra que Olímpia, não só está entre as cidades menos expostas à violência, como também foi a que apresentou a segunda maior evolução de um ano para o outro.

Em 2017, a cidade ocupava a 75ª posição, com índice de 20,4, já em 2018, a média positiva de 8,8 levou o município a subir 70 colocações, sendo classificada em 5º lugar no levantamento mais recente, uma redução de 56,9%. Esta é a melhor posição que o município atingiu no ranking e o segundo índice mais positivo registrado pela cidade desde que o estudo foi iniciado, em 2014.

Tal resultado pode ser atrelado aos diversos investimentos que a Administração Municipal tem feito, em parceria com Polícia Militar, para reforçar a segurança. Dentre eles, está a intensificação no policiamento com a criação da Força Tática, auxílio da ROCAM (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas), Atividade Delegada e o Patrulhamento Rural.

Além disso, foi criada a Guarda Civil Municipal, que está em fase de concurso público para seleção de 50 servidores, e a implantação do videomonitoramento, que contará com instalação de câmeras de alta resolução em 52 pontos da cidade. O material já foi adquirido e está em fase de instalação. Todo o trabalho será integrado com as Polícias Civil e Militar, com o objetivo de reduzir ainda mais os índices de ocorrências no município.

O desempenho de Olímpia é visto com otimismo pelo prefeito Fernando Cunha. “Somos uma cidade em pleno desenvolvimento e isso desperta atenção para o crescimento, mas também pode influenciar em diversas questões, como a segurança. Sabendo disso, sempre procuramos investir em melhorias para garantir a qualidade de vida da população. Já reforçamos o efetivo policial e as viaturas na cidade e nos distritos e, para este ano, nossos principais projetos entrarão em funcionamento que são a Guarda e o videomonitoramento. Os índices positivos também já podem ser sentidos neste ano, já que o município não registrou nenhum crime violento, nem mortes, no primeiro trimestre, mantendo boas estatísticas um trabalho eficiente”, destacou.

No ranking do Instituto Sou da Paz, Olímpia ficou atrás apenas de Vinhedo (IECV de 5,9); seguida por São José do Rio Pardo (6,0), São Caetano do Sul (6,6) e Franca (8,6). Na região, o município é o melhor colocado, superando cidades como Fernandópolis (27ª posição); Barretos (35ª); Bebedouro (37ª); Votuporanga (38ª); Mirassol (48ª); Catanduva (57ª) e Rio Preto (99ª).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here