Na manhã desta quinta-feira, 2 de março, dia em que se comemora o aniversário de 114 anos da Estância Turística de Olímpia, cerca de 600 professores da rede municipal de ensino foram presenteados com uma palestra da professora-doutora Emília Cipriano, organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação.

palestra2

A apresentação, realizada no salão de convenções do Thermas dos Laranjais, abordou o tema “Como prender a atenção dos alunos em sala de aula”, discutindo o processo de aprendizado infantil.

“O debate de hoje começa com uma afirmação: “ensinamos aquilo que somos”. Ninguém consegue na educação ser um professor efetivamente se ele não trouxer, na sua história e em especial na sua postura, o gesto de acolher as pessoas e de perceber o papel profissional importante que ele exerce. Quando eu digo que ensinamos aquilo que somos eu quero dizer que nossa história é decisiva porque a história do ser humano é o maior patrimônio que ele tem”, refletiu a palestrante Emília Cipriano.

Para a secretária de Educação, Maristela Meniti, o evento traz uma discussão importante para o objetivo da educação de atender bem os alunos. “Este momento é sublime. Agradeço a presença de cada um de vocês aqui, pois cada um tem um papel especial, tem um momento com as nossas crianças e nós precisamos que, realmente, nossas crianças sintam-se acolhidas e respeitadas por uma educação de qualidade. Gostaria que vocês aproveitassem essa palestra. Com certeza, a professora Emília levará vocês para um caminho de reflexão, que chegará depois aos nossos alunos e isso é o mais importante”, declarou a secretária.

palestra1

O prefeito Fernando Cunha também participou do evento, dando as boas-vindas aos professores, funcionários e gestores e reiterando a importância da educação para o município. “Nós temos aqui, hoje, uma ilustre visitante e eu queria agradecer à senhora Emília Cipriano, por vir trazer seu acervo de conhecimento para fazer chegar às nossas crianças. Hoje, 114 anos, acho que o aniversário é uma data que a gente aproveita para fazer reflexões sobre o que foi feito e o que há por fazer. E eu queria aproveitar a oportunidade de encontrar com vocês para dizer que eu estou muito satisfeito com o caminho que a gente está trilhando”, citou Fernando Cunha.

“Eu tenho visto em seminários que participo, indicadores de cidades similares a Olímpia, em termos de população e nível econômico, e Olímpia está com o IDEB muito bom em relação às demais. Então, vocês estão de parabéns, é uma missão contínua, permanente de aperfeiçoamento, mas Olímpia já é reconhecida por ter um seguimento de educação que está produzindo resultado, que é o que nos interessa, o resultado com as crianças com qualidade superior à maioria das cidades do nosso porte. Essa é a nossa meta e nossa intenção”, acrescentou o prefeito.

palestra4

A PALESTRANTE

Emília Cipriano possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Professor Carlos Pasquale” (1983), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela PUC São Paulo (1991) e doutorado em Educação também PUC São Paulo (1998).

Atualmente, é Professora Associada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Professora do Sindicato dos Professores de São Paulo, Coordenadora e Membro do Grupo Gestor do Fórum Paulista de Educação Infantil e Pedagoga efetiva da Secretaria da Assistência Social da Prefeitura Municipal de SP.

Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Formação de Educadores, Política de Educação Infantil, Creche, Políticas Públicas e Proposta Pedagógica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here