DA REDAÇÃO — Neste domingo (3), 1.169 participantes em Olímpia, realizarão a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas, aplicadas em todo o Brasil, têm início às 13h30 e abrangem linguagens, ciências humanas e redação. São 4.325.960 inscritos confirmados no país. No ano passado, o número de inscritos de Olímpia foi ligeiramente menor: 1.021.
No primeiro dia, os candidatos responderão a 45 questões de múltipla escolha sobre linguagens (incluindo língua portuguesa, literatura, e língua estrangeira) e outras 45 de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia). A prova de redação, também obrigatória, deve ter entre sete e 30 linhas.
Com duração de cinco horas e meia, a aplicação em Olímpia, como no restante do país, termina às 19h no horário de Brasília, sendo estendida até as 20h para candidatos com tempo adicional autorizado. Para quem utiliza videoprova em Libras, o horário de encerramento será às 21h.
Nos dois dias de exame, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, com proibição de entrada após esse horário. Em algumas regiões com fuso horário diferente de Brasília, esses horários variam. No Amazonas (com exceções) e em estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, o início será ajustado para o horário local.
Documentação e materiais
Para acesso às salas de prova, será necessário apresentar documento oficial de identificação com foto. Desde esta edição, boletins de ocorrência não são aceitos como documento substitutivo em caso de perda. O Inep recomenda levar o cartão de confirmação de inscrição, impresso, acessado na Página do Participante do Inep, que indica local e sala de aplicação.
Caneta esferográfica preta e transparente é obrigatória, e itens pessoais devem ser guardados em envelope lacrado. Lanches são permitidos, mas podem ser inspecionados pelos fiscais. Declaração de Comparecimento está disponível no site do Inep para participantes que precisarem comprovar presença.
Os Correios farão a coleta dos cartões-resposta e demais documentos ao término das provas, enviando-os para centrais de correção do Inep. Reaplicações ocorrerão em 10 e 11 de dezembro para inscritos que comprovarem impossibilidades logísticas ou de saúde.
Próximas etapas e resultados
A segunda prova será realizada no domingo seguinte, dia 10 de novembro, com questões de ciências da natureza e matemática. O gabarito estará disponível em 20 de novembro, e o resultado final será divulgado em 13 de janeiro de 2024.