Apesar do retorno às aulas ocorrer apenas no fim do mês, cerca de 50 crianças já estão frequentando escolas de educação infantil do município, no período de férias. Esta é uma iniciativa da Secretaria de Educação de Olímpia, realizada pelo quinto ano consecutivo.

Desde ontem, terça-feira (3), ao dia 23 deste mês, a EMEB Narizinho, no bairro Santa Ifigênia, funciona como Escola Polo, atendendo alunos da rede municipal de ensino, matriculados em 2016, no Berçário e Maternal I. Além disso, a EMEB Visconde de Sabugosa, no distrito de Baguaçu, a EMEB “Professora Vandelice de Oliveira Santos Cudinhoto”, no distrito de Ribeiro dos Santos, e a entidade filantrópica Santa Filomena também estão prestando o serviço.

Segundo a Secretaria de Educação, a ação foi planejada, desde dezembro, após reuniões realizadas pelas escolas, com o objetivo de atender famílias que não encontram alternativas para deixar os filhos nessa época. No entanto, é feito um trabalho de conscientização para que a criança aproveite também o tempo de descanso com os pais.

“Escolhemos uma escola polo, que possui um amplo espaço, para atender às mães que precisam e organizamos atividades com os monitores. Mas, durante as reuniões que foram feitas com as famílias, falamos sobre a importância de a criança sair um pouco da rotina da escola, permanecendo o período de férias com os pais”, explica a supervisora de ensino, Luciana Morales.

Ainda de acordo com a secretaria, apenas alunos da rede municipal que se inscreveram antecipadamente podem frequentar o polo. Isso porque, o planejamento é realizado pelas escolas para verificar a demanda de alunos, a quantidade de monitores, as atividades programadas e também a necessidade de transporte escolar.

O retorno às aulas de 2017, das escolas e creches municipais, está marcado para o dia 30 de janeiro, última segunda-feira do mês.