O maior evento esportivo do mundo terá início nesta quinta-feira, dia 14 de junho, mas o clima da Copa já invadiu as escolas da rede municipal de ensino da Estância Turística de Olímpia.

Desde março, o Projeto “Copa do Mundo na Escola” trabalha com os alunos uma proposta interdisciplinar com o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre diversas culturas e etnias, respeitá-las e valorizá-las, repudiando a discriminação por diferenças de raça, idade, religião, classe social, nacionalidade e sexo.

Para isso, além do conteúdo pedagógico abordado em sala de aula a respeito das danças, música, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país participante da edição 2018, bem como do resgate histórico da competição, uma atividade prática está sendo desenvolvida com as crianças, baseada no futebol que é o esporte-chave da Copa e uma grande paixão dos brasileiros.

Trata-se de uma competição interna de futsal entre as classes de cada unidade escolar com a participação de todos os alunos dos 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, tanto na categoria masculino como feminino, em que cada equipe representa um país participante da Copa do Mundo 2018.

Sob a orientação dos professores de Educação Física, o campeonato interclasse está sendo disputado em duas fases, sendo que as escolas estão na reta final da atividade. A competição segue as mesmas regras da Confederação Brasileira de Futebol de Salão e da Federação Paulista de Futebol de Salão. Os 1º e 2º  lugares de cada categoria serão premiados com medalhas.

O projeto é acompanhado pelo coordenador técnico pedagógico de Educação Física, professor Luiz Gonzaga Carneiro, com supervisão da secretária de Educação, Maristela Meniti.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here