DA REDAÇÃO — Quatro escolas estaduais de Olímpia já estão com salas de aula e setores administrativos totalmente climatizados, como parte do programa do Governo de São Paulo que vem ampliando a instalação de ar-condicionado nas unidades de ensino da rede estadual. A marca de 938 escolas climatizadas foi alcançada recentemente, número que representa um salto em relação às nove unidades com essa estrutura no início de 2023.
Em Olímpia, as escolas beneficiadas até agora são a EE Dr. Wilquem Manoel Neves e a EE Dr. Antônio Augusto Reis Neves, na zona urbana, além da EE Comendador Francisco Bernardes Ferreira, no distrito de Ribeiro dos Santos, e da EE Dr. Eloy Lopes Ferraz, no distrito de Baguaçu.
A iniciativa faz parte de um projeto estadual que pretende climatizar 60% das escolas da rede até o início do ano letivo de 2027. A primeira etapa já contemplou 1.056 unidades escolares e consumiu cerca de R$ 350 milhões em investimentos.
De acordo com a Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP), o projeto é executado em três fases: reforço na infraestrutura elétrica, instalação dos aparelhos e, por fim, a ativação do sistema pelas concessionárias de energia. As ações vêm sendo priorizadas em regiões mais quentes, como forma de garantir ambientes mais adequados para o aprendizado.
“O objetivo não é apenas proporcionar mais conforto, mas também favorecer o desempenho dos estudantes”, afirmou o secretário estadual da Educação, Renato Feder.