
DO DIÁRIO — Sete escolas municipais de Olímpia atingiram as metas de alfabetização em 2025 e foram premiadas pelo Governo de São Paulo durante cerimônia no Memorial da América Latina, na capital, nesta terça (17). A informação foi confirmada com exclusividade ao Diário de Olímpia pelo prefeito Geninho Zuliani, após participação no evento.
O resultado coloca o município entre as 411 cidades paulistas premiadas no Prêmio Excelência Educacional, ligado ao programa Alfabetiza Juntos SP. Na edição anterior, cinco unidades haviam sido contempladas.
A premiação considera o desempenho das redes municipais no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), com base no Índice de Excelência Educacional (IEE), que reúne notas de língua portuguesa e matemática, além de indicadores de fluxo escolar, como aprovação, reprovação e evasão.

Mais escolas reconhecidas
Das 10 escolas municipais avaliadas em Olímpia, sete atingiram as metas individuais estabelecidas pelo Estado. Entre elas estão:
– Joaquim Miguel dos Santos
– Professor José Santanna
– Professor Maurício Cesar Alves Pereira
– Professor Reinaldo Zanin
– Santo Seno
– Theodomiro da Silva Melo
– Washington Junqueira Franco

O crescimento no número de unidades premiadas indica avanço nos indicadores de aprendizagem da rede municipal.
“A ampliação de cinco para sete escolas premiadas mostra que o trabalho na educação está dando resultado. É um avanço concreto nos indicadores e, principalmente, na aprendizagem dos alunos. Uma rede de ensino forte e comprometida com o desenvolvimento humano. Avanços significativos em Fluência leitora, Alfabetização na idade certa e Saresp! Parabéns pelo envolvimento e dedicação de todos. É uma honra e alegria construir Educação em uma gestão que compreende a importância da coletiva”, comentou Geninho, ao Diário.
Recursos por aluno
As escolas que atingem as metas recebem R$ 100 por estudante matriculado. No total, o Governo de São Paulo destinou R$ 32,5 milhões nesta edição do prêmio.
O cálculo do desempenho leva em conta não apenas as notas, mas também fatores como número de alunos, nível de vulnerabilidade social e adoção de ensino em tempo integral.
Avanço nas notas
Os resultados do Saresp apontam crescimento no desempenho dos alunos das redes municipais no Estado.
Em matemática, a média do 2º ano passou de 165,1 pontos em 2023 para 180,1 em 2025. No 5º ano, subiu de 213,7 para 223,5 pontos.
Em língua portuguesa, o 2º ano registrou média de 178,4 pontos, contra 171,1 em 2023. Já o 5º ano passou de 199,9 para 205,5 pontos.

Meta estadual
O programa Alfabetiza Juntos SP tem como meta garantir que 90% das crianças estejam alfabetizadas até os 7 anos de idade.
Em 2025, 76,5% dos alunos foram classificados como leitores iniciantes ou fluentes, segundo avaliação aplicada nos 645 municípios paulistas. O índice representa três em cada quatro estudantes.
No mesmo período, houve redução significativa dos níveis críticos de leitura, que caíram de 26% em 2023 para 7% na última edição.
Presença no evento
A premiação foi realizada no Memorial da América Latina, na capital paulista. O prefeito Geninho Zuliani participou da cerimônia acompanhado da secretária municipal da Educação, Jéssica Maria dos Santos.
O governador Tarcísio de Freitas cumprimentou representantes de Olímpia durante o evento.











































