Com o objetivo de reforçar a proteção contra diversas doenças, o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária de vacinação contra mais uma doença. Desta vez, é a vacina Meningocócica ACWY contra a Meningite.

Antes, o imunizante era destinado para adolescentes de 11 e 12 anos e, agora, jovens na faixa etária de 13 e 14 anos também podem se imunizar. Com isso, qualquer criança/adolescente de 11 a 14 anos está apto a receber a dose.

A ampliação do público levou em conta o fato de adolescentes e adultos jovens serem os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença no país, em função de elevadas taxas de estado de portador do meningococo em nasofaringe.

Com a extensão do público, o Ministério da Saúde pretende, com a administração de doses de reforço das vacinas meningocócicas conjugadas na adolescência, garantir a proteção nessa fase da vida.

Vale acrescentar ainda o registro de surtos da doença em diversos locais do país, o que antes não era comum devido à alta taxa de vacinação. Por isso, a secretaria de Saúde reforça a importância da imunização para prevenir a doença.

HPV E PÓLIO

Recentemente, outra vacina que teve a faixa etária estendida foi contra o HPV (Vírus do Papiloma Humano), que agora está liberada para meninos e meninas com idade entre 09 e 14 anos, a fim de prevenir tipos de cânceres e outras infecções. Já a vacinação contra a Poliomielite está disponível para crianças de 01 a 05 anos.

Todas as vacinas são encontradas nas Unidades de Saúde e no ARE (Postão), de segunda a sexta, das 08 às 16 horas.