A Câmara Municipal da Estância Turística de Olímpia realizou nessa quinta-feira, 2 de março, durante a sessão ordinária, um ato solene de Voto de Aplauso para as médicas cubanas, que exercem a função no município por meio do Programa Mais Médicos.

O ato, que foi proposto pelo vereador Fernando Roberto da Silva, o Fernandinho, visou agradecer os trabalhos desenvolvidos pelas médicas Tatiana Lago Columbi, Tania Gonzales, Edelmes Navarro Dominguez e Yolaysi Comendador Zamora, bem como “o carinho especial delas para com os pacientes”. As médicas retornarão a Cuba, depois de três anos de atuação no município, entre os meses de abril e junho.

Presente no Ato Solene, o médico e vice-prefeito Fábio Martinez elogiou a ação do vereador Fernandinho e também da Câmara por homenagear as médicas que atuam nas Unidades Básicas de Saúde da Santa Ifigênia (Yolaysi Comendador Zamora), do São José (Tatiana Lago Columbi e Tania Gonzalez Fonseca) e do distrito de Ribeiro dos Santos (Edelmes Navarro Dominguez). “É muito difícil um médico ser reconhecido publicamente e isto demonstra que as médicas cubanas fizeram um grande trabalho, atendendo com carinho e amor cada paciente”, enalteceu Fábio.

Voto-de-Aplauso-(1)

Além disso, o vice-prefeito ressaltou o trabalho da atual administração que está empenhada em melhorar a atenção básica. “Buscamos fortalecer este trabalho, porque acreditamos que com uma atenção básica forte e bem estruturada diminuiremos os custos das emergências na Unidade de Pronto Atendimento e na Santa Casa. Nossa meta é a interligação da rede já que não pode funcionar como uma peça isolada”, acrescentou o vice-prefeito.

Propositor do ato, o vereador Fernando da Silva, aponta que os Votos de Aplauso são uma singela homenagem pelos trabalhos desempenhados e uma demonstração de carinho do município. “É uma homenagem para as médicas que trouxeram muito carinho e afeto aos nossos pacientes, por meio de um programa que no início trouxe um pouco de receio, mas se mostrou de grande importância, somando aos nossos médicos e possibilitando a troca de experiências”, explicou o vereador.