DA REDAÇÃO — Uma campanha para cadastramento de doadores voluntários de medula óssea está sendo realizada neste sábado (1º), no Supermercado Proença, das 8h às 20h. A iniciativa tem o apoio do Hospital de Amor e visa ampliar o banco de doadores do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

O vereador Charles Amaral (foto), um dos organizadores da ação, destaca que a mobilização ocorre em parceria com ‘Silvio Enfermeiro’, profissional do hemonúcleo do Hospital de Amor. “Estamos organizando um dia de cadastramento para ampliar o número de doadores voluntários e aumentar as chances de encontrar compatibilidade para quem precisa do transplante”, afirma.

Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos, estar em boas condições de saúde e não possuir doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue. O cadastramento inclui a coleta de 5 ml de sangue para análise de compatibilidade e a inserção dos dados no banco do Redome.

A medula óssea é responsável pela produção dos componentes do sangue e o transplante pode ser a única alternativa de tratamento para pacientes com leucemia, linfomas e anemia aplástica. O procedimento de doação pode ser feito por punção na região óssea ou por aférese, método que separa as células-tronco do sangue.

O cadastro pode ser feito diretamente no local do evento. Mais informações estão disponíveis no Hemonúcleo do Hospital de Amor, em Barretos.