A Campanha de Multivacinação, que era realizada anualmente em agosto, teve seu calendário alterado em virtude da realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. A Multivacinação teve início ontem, segunda-feira (19), e prossegue até o dia 30 deste mês, com mobilização e divulgação no dia 24, o chamado Dia “D”.

O Ministério da Saúde ressalta que a principal alteração no calendário vacinal é relacionada com as mudanças na vacinação contra a Poliomielite. A recomendação do Ministério da Saúde é vacinar as crianças que ainda não tenham completado o esquema vacinal, realizando uma vacinação seletiva.

Esta mudança é uma atualização técnica regular do Calendário Vacinal de Vacinação e não prejudica a imunização de rotina na infância. As três doses com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP) já garantem a proteção contra a doença. A redução das doses da vacina oral atenuada poliomielite (VOP) faz parte do Plano de Erradicação da Poliomielite no Brasil, que segue todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A descontinuação da VOP está sendo feita gradualmente em todo o mundo, até que a doença esteja erradicada globalmente, quando será utilizada apenas a VIP.

A campanha visa também atualizar a Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente, de nove a 13 anos de idade (13 anos, 11 meses e 29 dias). A mobilização será realizada nas Unidades Básicas de Saúde da Estância Turística de Olímpia e é uma oportunidade para atualizar a vacinação contra o sarampo, a rubéola, caxumba, tétano e difteria, bem como contra o HPV, para as meninas.