A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe acaba de iniciar um novo público de imunização. Agora, já está liberada a aplicação das doses para caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas.

Para se vacinar, os moradores integrantes do grupo precisam comprovar o exercício atual da profissão, como registro profissional ou holerite, e levar os documentos pessoais e a caderneta de vacinação.

Segundo balanço da Vigilância Epidemiológica, Olímpia apresenta cobertura vacinal de 42,5% do público-alvo, sendo que a cidade contabiliza 22.075 pessoas a serem imunizadas até o fim da campanha, que tem meta de 90% de vacinação.

Por isso, diante da baixa procura, a secretaria de Saúde reforça a importância da imunização, convocando os grupos prioritários, principalmente, considerando a queda nas temperaturas e o aumento do risco de gripes, resfriados e doenças respiratórias. Os idosos seguem com a maior cobertura vacinal em Olímpia, 53,59%, com aplicação de 5.503 doses. Na sequência, estão os profissionais de saúde que representam 47,77% da imunização, com 710 doses aplicadas. As gestantes contabilizam 16,08% de cobertura, com 78 imunizadas.

Os grupos com menor procura são os de crianças com apenas 15,37% (465 doses), puérperas com 10% (8 doses), professores com 8,46% (61 doses) e pessoas com comorbidades, das quais apenas 3,10% foram imunizadas (3,10%).

A campanha tem previsão de encerramento no dia 03 de junho para os grupos prioritários, sendo que a liberação para a população em geral, como ocorreu nos anos anteriores, só pode ser realizada com autorização do Ministério da Saúde. A vacina da Influenza é trivalente, composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, protegendo contra diversas variantes da doença.

A vacinação segue disponível de segunda a sexta, das 8h às 16h. As crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias podem receber a dose em qualquer Unidade de Saúde. Já os demais públicos podem procurar as UBS ou a Avenida dos Olimpienses (ao lado da UPA).

VACINAÇÃO INFANTIL CONTRA A COVID

Como estratégia para ampliar a proteção contra a Covid para crianças, a secretaria de Saúde passa a aplicar as doses da vacina em mais uma UBS. Agora, além das Unidades de Saúde da São José e Santa Ifigênia, o imunizante também estará disponível na UBS do Campo Belo, a partir desta quarta-feira (18).

A medida, que contempla a aplicação de 1ª e 2ª doses para crianças de 05 a 11 anos, visa atender a região que é considerada uma das mais populosas da cidade, ampliando o acesso à vacinação. Os pais ou responsáveis devem estar atentos à data para a segunda dose marcada no cartão de vacinação.