A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, através da Secretaria de Saúde, dará início à Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza a partir de segunda-feira (25). O Ministério da Saúde optou por antecipar o calendário de vacinação devido ao crescimento na circulação de vírus respiratórios.
A campanha é direcionada a grupos prioritários, que incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores, povos indígenas, quilombolas, idosos a partir de 60 anos, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e armadas, pessoas com doenças crônicas, indivíduos com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário e portuário, funcionários do sistema prisional, a população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas.
Com uma meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de imunizar 90% dos grupos elegíveis, o estado de São Paulo tem um público-alvo de aproximadamente 18 milhões de pessoas. Em Olímpia, estima-se que 22.500 pessoas façam parte desse grupo, com o município recebendo inicialmente 2.280 doses da vacina, e previsões de novas remessas para atender a demanda.
As unidades de saúde de Olímpia, incluindo o ARE (Postão) e os distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu, disponibilizarão a vacina de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A vacina trivalente oferecida protege contra as cepas H1N1, H3N2 e B/Victoria.
A cobertura vacinal do município no último ano ficou em 54,26%, não alcançando a meta de 90% em nenhum dos grupos prioritários, gerando preocupação nas autoridades de saúde. A baixa adesão à vacinação pode aumentar o risco de surtos de doenças.
A Secretaria de Saúde também organizará um “Dia D” para a campanha no sábado, 13 de abril, em local a ser anunciado. A campanha nacional de vacinação contra a Influenza seguirá até 31 de maio. Moradores com dúvidas podem contatar a secretaria pelo telefone (17) 3279-1400 ou dirigir-se à unidade de saúde mais próxima.