O Ambulatório de Referência e Especialidades (Postão), da Estância Turística de Olímpia, será o local de atendimento, no dia 2 de dezembro, da Campanha Nacional Contra o Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Este é o 15º ano do evento, que sob a coordenação da dermatologista Solange Benatti Murad, vem se ampliando, com adesão de médicos dermatologistas e de outros profissionais voluntários.

Segundo a coordenação da campanha, a média de atendimento será de aproximadamente 300 pacientes, com o objetivo de diagnóstico precoce, orientação e tratamento. A secretaria de Saúde do município disponibilizará a infraestrutura para a logística da Campanha.

Outra grande parceira da ação será a Secretaria de Educação, que está desenvolvendo trabalhos com foco para a prevenção dos riscos da exposição do Sol de forma inadequada, com premiação aos melhores trabalhos desenvolvidos pela rede pública municipal.

“Agradecemos a estes grandes parceiros e patrocinadores locais por tornarem este evento da Sociedade Brasileira de Dermatologia uma referência, com o objetivo principal de diminuir o índice de casos de câncer de pele. Esta campanha conta com o trabalho de profissionais comprometidos, voluntários e atendimento humanizado”, afirmou a dermatologista Solange Benatti Murad.

Os pacientes para serem atendidos devem comparecer no ARE, na Rua Dr. Américo Sampaio, 55, Centro, a partir das 9h, munidos do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). 

“Se exponha, mas não se queime”

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), todos os anos surgem 176 mil casos de câncer da pele, o de maior incidência no país. Atenta a esse alto índice, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) desenvolve, desde 2014, o movimento Dezembro Laranja, com a promoção de uma série de iniciativas de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, incluindo a importância da fotoproteção em suas diferentes formas para a redução dos riscos.

O slogan “Se exponha mas não se queime” pretende conscientizar e educar as pessoas sobre os riscos do câncer da pele decorrentes da exposição excessiva ao sol sem proteção, lembrando que filtro solar não é o único cuidado contra a radiação ultravioleta. A mensagem visa atingir, sobretudo, quem trabalha sob o sol ou ao ar livre, bem como as pessoas em seu cotidiano profissional e em momentos de lazer.

“Queremos divulgar para a grande população, especialmente para os trabalhadores que desempenham suas funções expostos ao sol, como carteiros, vendedores ambulantes, operários da construção civil, feirantes e outros, esse conjunto de atitudes, essenciais para que essa exposição prolongada não traga problemas de saúde”, afirma o presidente da SBD, José Antonio Sanches.