A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria de Saúde, segue adotando diversas medidas de controle e conscientização sobre a dengue, como o plantio, na semana passada, de de sementes de crotalária na EMEB Sítio do Pica Pau Amarelo, que atrai predadores de larvas do mosquito Aedes aegypti, além de palestras nas escolas e, por parte da Saúde, busca ativa e nebulização.

Ao todo, serão plantadas sementes para gerar cerca de 260 mudas de crotalária, com a previsão de ser realizada uma ação escolar especial no dia 25 de maio, em que se celebra o Dia da Família, com a entrega das mudas aos pais. As sementes e mudas foram doadas pelo parque aquático Thermas dos Laranjais.

O intuito do projeto é incentivar as crianças a se prevenirem contra a dengue e, desde cedo, ensinar todos os cuidados contra a doença. Para o plantio, as crianças usaram caixinhas de leite para germinar as mudas, mostrando para os alunos a importância de usar material reciclável e cuidar do meio ambiente.

Além disso, a equipe de Saúde segue ainda com as palestras de conscientização nas escolas, por meio do Programa IEC – Informação, Educação e Comunicação, que promove também dinâmicas e demonstrações práticas de como cuidar das casas e dos quintais para evitar água parada.

Ontem, terça-feira (10), as atividades foram realizadas na EMEB Professora Zenaide Rugai Fonseca e, nesta quinta (12), será a vez dos alunos da ETEC receberem as orientações, na Casa da Cultura.

As ações são fruto de uma parceria da equipe de Controle de Endemias em parceria com a Atenção Básica e que tem ainda o apoio da secretaria de Educação.

BUSCA ATIVA E NEBULIZAÇÃO

Aliado a essas estratégias, os agentes continuam fazendo visitas aos imóveis para eliminar possíveis criadouros da dengue, bem como bloqueio e nebulização, tanto costal como veicular, nos bairros com incidência de casos positivos. Até o momento, o município registra 1136 casos confirmados e um óbito.

A nebulização veicular noturna, nesta quarta, quinta e sexta, dias 11, 12 e 13, percorrerá os bairros Cohab 1 e 2, com início a partir das 18h.

A recomendação é para que os moradores deixem portas e janelas abertas, cubram gaiolas e aquários e tirem os veículos estacionados na rua, facilitando o trabalho da máquina de aplicação junto às guias e calçadas. O setor ressalta ainda que, em caso de chuva no horário previsto, a ação deve ser adiada.