Com a chegada das chuvas e das altas temperaturas, um velho conhecido da população começa aparecer com ainda mais frequência, o Aedes aegypti. Devido ao acumulo de água em recipientes, aumenta-se o número de larvas e mosquitos em quintais. Em decorrência desta situação e do risco de proliferação do Aedes, Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria de Saúde, segue intensificando os trabalhos de combate à dengue e orientação dos moradores.

Segundo dados da secretaria, somadas as ações de bloqueio contra criadouros, visitas de agentes e nebulização portátil, 230.880 visitas foram realizadas a imóveis somente em 2019. Ainda de acordo com o balanço, foram 106.501 visitas de agentes, das quais 82.149 propriedades foram trabalhadas e 24.352 encontradas fechadas.

Já em relação aos bloqueios (quando há um caso positivo suspeito), os dados demonstram um total de 73.522 casas visitadas, sendo 61.674 imóveis trabalhados e 11.848 fechados. O relatório também apresenta que, durante todo o ano, foram visitados 50.857 imóveis para a realização de nebulização portátil, destes 45.281 foram trabalhados e 5.576 estavam fechados.

A Saúde destaca que os trabalhos seguirão intensificados, neste ano, com ações e orientação da população, principalmente, para incentivar a prevenção que é a melhor forma de se proteger contra a Dengue, Chikungunya e Zika.

Para isso, as equipes reforçam a importância de evitar o acúmulo de água parada em recipientes que frequentemente são encontrados nas residências e algumas medidas para auxiliar no combate à doença como: manter quintais limpos; esvaziar garrafas e baldes e deixá-los com a boca para baixo; colocar areia nos vasos de plantas; cobrir caixas d’água; limpar as calhas e vasilhas de animais, entre outras.

Neste ano, o município ainda não registrou nenhum caso confirmado da doença e orienta a população que, ao identificar sintomas suspeitos, procure a Unidade de Saúde mais próxima.