O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou nesta 4ª feira (9) que o Estado adotará a 4ª dose da vacina contra a Covid-19, independentemente de recomendação do Ministério da Saúde. A declaração ocorreu durante entrevista à Rádio Eldorado.

“Avançando na 2ª dose, nós poderemos avançar na dose de reforço, a 4ª dose, seguindo uma ordem de faixa etária”, afirmou o tucano. “Vamos adotar em São Paulo a 4ª dose, independentemente de haver ou não recomendação do Ministério da Saúde”, completou.

No final do ano passado, o Ministério da Saúde anunciou a aplicação da 4ª dose de vacina para imunossuprimidos acima de 18 anos. Em janeiro, decidiu não ampliar 4ª dose para idosos e profissionais de saúde. O governo avaliou a possibilidade, mas desistiu.

Na sexta-feira (4), a Saúde publicou uma nota informativa em que diz não existirem no Brasil dados suficientes para a recomendação de uma 4ª dose para a população geral, exceto imunocomprometidos.

A prefeitura de Botucatu (SP) decidiu no último domingo (6) aplicar a 4ª dose da vacina contra Covid-19 para maiores de 70 anos.

A ampliação da 4ª dose da vacina contra a Covid-19 já havia sido defendida pela coordenadora do Plano Estadual de Imunização do Estado de São Paulo, Regiane de Paula, no último final de semana. “Estamos avaliando a 4ª dose para a população. Mas antes, precisamos terminar a terceira dose de todos os elegíveis.”

Fonte: Poder360