Um mutirão de cirurgias de catarata realizado pelo Hospital Regional do Olho “Nestor Elias David”, de Monte Azul Paulista, em parceria com os municípios atendidos, impactou significativamente a fila de espera em Olímpia. No total, 441 pacientes passaram por triagem e consultas para avaliação da necessidade do procedimento cirúrgico. Desses, 406 foram agendados para cirurgias, que serão realizadas entre agosto e dezembro deste ano.

De acordo com o setor de Regulação dos Serviços de Saúde, 614 moradores de Olímpia aguardavam triagem para cirurgia de catarata. Com o mutirão, esse número caiu para 86 pacientes, uma redução de mais de 85% na fila de espera. Os pacientes que ainda aguardam procedimento serão encaminhados para atendimento no AME de Barretos.

O transporte dos pacientes foi organizado pela Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria de Saúde. Os moradores foram transportados em um ônibus, em dois turnos diferentes, nos dias 15, 16 e 28 de agosto.

O mutirão foi financiado por verba do Governo do Estado e tinha como objetivo reduzir a demanda reprimida por cirurgias eletivas. O Hospital Regional do Olho de Monte Azul Paulista é um dos poucos centros de saúde da região credenciados para realizar o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Normalmente, a capacidade de atendimento do hospital é compartilhada entre vários municípios, e Olímpia geralmente conta com a realização de apenas cinco procedimentos mensais.