A Campanha de Prevenção ao Câncer iniciou, nesta quarta-feira (25), os atendimentos na Estância Turística de Olímpia. Estabelecido por meio de uma parceria da secretaria municipal de Saúde e do Hospital do Amor de Barretos (Fundação Pio XII) as unidades móveis da campanha realizarão atendimentos até o dia 4 de setembro em todas as Unidades Básicas de Saúde.

Nos primeiros dias, a carreta está na UBS do distrito de Ribeiro de Santos e, nesta sexta-feira, dia 27, seguirá para a UBS do bairro São José, seguindo o cronograma de atendimento.

As unidades móveis, que estarão estacionadas nas UBS, realizarão exames preventivos aos cânceres de Mama, Colo de Útero, Boca, e Cólon e Reto (FIT). Ao todo estão disponíveis para o município 6.112 vagas para exames, sendo 3.000 Papanicolau; 2.062 Mamografias; 500 FIT; e 500 para Câncer de Boca.

No entanto, mesmo com a ampla oferta, a Divisão de Atenção Básica aponta que a campanha apresenta uma adesão abaixo da expectativa e que há muitas vagas disponíveis para os exames. Segundo o setor, para o cidadão passar por atendimento é necessário apenas realizar o agendamento na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, levando cópia do RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.

A Atenção Básica destaca que há horários flexíveis para atender os moradores e, no ato do agendamento, basta comunicar ao servidor qual a disponibilidade.

Dentre os exames oferecidos a Mamografia é destinada a mulheres de 40 a 69 anos, as quais dos 40 aos 50 devem realizar o exame anualmente; e de 51 a 69 anos, a cada dois anos. Já em relação ao Papanicolau, as mulheres de 25 a 64 anos devem procurar as UBS para o agendamento. Os exames de Cólon e Reto (FIT) são oferecidos a homens e mulheres da faixa etária de 50 a 65 anos, que não tenham sido submetidos à colonoscopia ou retossigmoidoscopia nos últimos cinco anos.

Em relação ao câncer de Boca, o atendimento é para homens e mulheres a partir dos 40 anos que fumam e/ou consomem bebidas alcoólicas ou que tenham deixado este hábito há, no máximo, 10 anos.