Começou nesta quarta-feira (4), a vacinação contra o HPV (Vírus do Papiloma Humano) para meninos de 12 e 13 anos nas oito unidades básicas de saúde de Olímpia. A faixa etária, de acordo com o Ministério da Saúde, foi escolhida devido a maioria iniciar a vida sexual depois desta idade, o que possibilita a imunização antes do contato com o vírus.

Até o ano passado, a vacina era ofertada gratuitamente apenas para meninas de 9 a 13 anos. Nos meninos, a vacina protege contra câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais, problemas relacionados ao vírus. No sexo feminino o HPV é o principal responsável pelo câncer de colo de útero.

A vacinação contra o HPV nos meninos será realizada em duas etapas, com um período de seis meses entre as doses. Os pais ou familiares devem procurar a UBS mais próxima munidos com a carteira nacional de vacinação. Juntamente com a imunização contra o HPV, também será disponibilizada a dose contra a Meningite C (Vacina Meningocócica).

De acordo com a Secretaria de Saúde, a vacinação, que não tem prazo para terminar, visa atingir o maior número de meninos possível, tendo em vista a quantidade de doenças que podem ser evitadas. Em caso de dúvida o responsável deve procurar informações nas UBS’s ou na Secretaria pelo telefone (17) 3279-1400.