DA REDAÇÃO — A Estância Turística de Olímpia registrou um aumento significativo nos casos de dengue nos primeiros 36 dias do ano. Enquanto a Secretaria Municipal de Saúde havia informado ontem (4) que o município tinha 37 casos confirmados da doença, a atualização estadual do Painel de Arboviroses – Dengue, da Secretaria de Estado da Saúde, apresenta um número ainda maior: 48 casos confirmados, 90 casos prováveis e 42 em investigação.
Os dados foram disponibilizados nesta segunda-feira (5) e indicam uma incidência de 86,6 casos por 100 mil habitantes. O painel, gerenciado pela Coordenadoria de Controle de Doenças e pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, aponta que até o momento Olímpia não registrou óbitos ou casos graves da doença. No entanto, há um caso de dengue com sinais de alarme.
Mutirão de Limpeza sexta e sábado
Conforme o Diário noticiou hoje pela manhã, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia intensifica as ações contra a dengue e promove, neste fim de semana, mais uma etapa do Mutirão de Limpeza. A iniciativa avança para os bairros Cisoto e Harmonia 2 na sexta-feira (7) e o Morada Verde no sábado (8), a partir das 7h.
A mobilização visa eliminar potenciais criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Durante o mutirão, serão recolhidos materiais que acumulam água, como latas, pneus, garrafas e móveis velhos. A Prefeitura alerta que resíduos de construção civil, galhos de árvores e animais mortos não serão coletados. Os moradores devem depositar os itens nas calçadas no início da manhã.
Desde o início da operação, cerca de 80 caminhões de entulhos já foram retirados de bairros como São José, Cohab 3, Harmonia 1 e Cohabs 1 e 2. “A ação conjunta entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente é fundamental para conter a proliferação do mosquito e evitar novos casos”, reforça, em nota, a Prefeitura de Olímpia.