A vacinação avança em Olímpia com o objetivo de aumentar a cobertura contra o vírus Influenza e a dengue. A Secretaria de Saúde local disponibiliza a vacinação para a população em geral, incluindo qualquer pessoa acima de seis meses de idade.
A vacinação ocorre de segunda a sexta, das 8h às 16h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Os interessados devem apresentar a carteirinha de vacinação e um documento com foto.
A medida foi adotada pelo Ministério da Saúde no início do mês para expandir a proteção além dos grupos prioritários, visando reduzir as complicações relacionadas às doenças, assim como os atendimentos ambulatoriais e internações. As doses estarão disponíveis enquanto houver estoque. Até o momento, 7.546 doses foram administradas, o que representa 34,85% do público-alvo, composto por 22.500 pessoas em Olímpia.
Adicionalmente, a Secretaria está atualizando outros imunizantes do calendário nacional nas mesmas UBS.
Vacinação contra a dengue
A vacinação contra a dengue também prossegue em Olímpia, agora estendendo-se para adolescentes com 12 anos completos a partir da próxima segunda-feira (20), seguindo as diretrizes estaduais. Anteriormente, a imunização estava restrita a crianças de 10 e 11 anos. Desde o início da campanha, 55 doses foram administradas.
A Secretaria de Saúde destaca a importância da vacinação para reduzir hospitalizações e óbitos causados pela dengue. Os locais de vacinação incluem as UBS Dr. Waldomiro Paiva Luz – Cohab I e II, UBS Dr. Clodoaldo Marins Sarti – Santa Ifigênia, UBSF Dr. Francisco Figueiredo Filho – São José, UBSF Dona Dalva Fernandes Moreda Ayusso – Campo Belo e o Postão de Saúde (Centro), com vacinas disponíveis das 7h30 às 10h30 e das 13h às 15h30.
Nos distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu, a vacinação é realizada por agendamento. O esquema vacinal consiste em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. O programa será ampliado gradativamente até abranger jovens até 14 anos, com atualizações sobre as mudanças no público alvo sendo divulgadas nos canais oficiais.
Entre janeiro e maio deste ano, Olímpia registrou 2.232 casos positivos de dengue e dois óbitos. As ações de controle e combate à doença continuam sendo intensificadas, incluindo busca ativa para eliminação de focos do mosquito transmissor, conscientização da população e nebulização nos bairros com maior incidência.