Será inaugurada neste sábado (13) a Clínica de Pedagogia e Psicopedagogia da especialista Fernanda Marretto, voltada para o atendimento individual de crianças e adolescentes com dificuldades na escola, seja de aprendizagem, disciplina, falta de concentração, hiperfoco, leitura e escrita e até transtornos, como TEA (espectro autista), TDAH (déficit de atenção de hiperatividade), entre outros.

A psicopedagoga alerta para maior atenção às crianças que apresentam algum tipo de dificuldade, principalmente nessa transição entre aulas online e presenciais, e o seu trabalho vem para identificar e corrigir essas dificuldades.

O Diário entrevistou na véspera da inauguração (12) Fernanda, que explica detalhadamente o objetivo de seu trabalho, a metodologia, a cooperação necessária dos pais e até professores, e ressaltando que não se trata de ‘reforço de disciplinas específicas’, mas sim dificuldades na aprendizagem, como, por exemplo, a dislexia, que é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta habilidades básicas de leitura e linguagem.

A pandemia do novo coronavírus abalou a todos não apenas vitimando milhões de pessoas, afetando a economia mundial, das empresas e das pessoas, mas também o psicológico de adultos e, principalmente, crianças e adolescentes – ainda mais quando escolas foram fechadas e elas tiveram de assimilar conhecimento em casa, remotamente, muitas até sem condições. E isso ‘mexeu’ com o psicológico, inclusive trazendo dificuldades e até transtornos de aprendizagem.

Assim, há 12 anos em sala de aula, e ainda fazendo cursos de especialização, e de neuropsicopedagogia, e com o sonho de concretizar essa Clínica para ajudar crianças e adolescentes, atendimento individual de 40 a 50 minutos, diálogos, testes cientificamente comprovados e, se for necessário, envolver professores e encaminhamentos externos.

Confira na entrevista acima detalhes desse trabalho, tão necessário nos tempos atuais em que a pandemia vai cedendo ao ‘novo normal’, reparando ao máximo os danos causados por ela, especialmente em crianças e adolescentes em período escolar. “Quanto mais cedo melhor, pode não voltar ao 100%, mas vai ajudar, e muito, a vida escolar e até no mundo aqui fora”, garante Fernanda.

Desde março de 2020, quando toda a rede de ensino do país precisou suspender as aulas presenciais, devido à pandemia do coronavírus, alunos de todos os estados foram migrados para plataformas on-line e meios digitais. Essa mudança, porém, foi estendida em razão das incertezas de um retorno às atividades presenciais.

Manter um fluxo de aprendizagem dos estudantes foi pontuado como um grande problema que desafia todos os envolvidos.

A Clínica localiza-se no Boulevard Shopping (Rua São João, 657), 4º andar, sala 411. Telefone e WhatsApp: (17) 99674-0080, Olímpia, SP.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here