Um balanço da Secretaria de Saúde de Olímpia, por meio do Controle de Endemias, mostra que o município os casos de dengue em situação de controle em 2021, com 83 confirmações e 505 notificações da doença, ao longo de todo o ano.

O município, que já havia conseguido um balanço positivo em 2020, com redução de 98% dos casos ativos comparado aos anos anteriores, atribui o resultado as ações conjuntas de mobilização da população e dos programas de controle para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.

Em 2021, os agentes de controle de endemias realizaram cerca de 140 mil visitas nos imóveis do município com orientação, controle e verificação das condições dos terrenos, quintais e áreas de maior risco. Neste ano, até o momento foram registradas 22 notificações da doença, sendo quatro casos confirmados.

O setor alerta que neste período de chuvas intensas, novos focos podem surgir. Com isso os cuidados na prevenção devem ser redobrados. Todo trabalho visa reduzir além da dengue, as chances de que a população sofra ataques de escorpiões, que podem se proliferar neste período.

Os agentes continuarão vistoriando os imóveis para orientar os moradores sobre a importância de manter os quintais e terrenos limpos.

Em caso de identificação de materiais ou recipientes que possam acumular água ou servir de criadouros, a equipe de Saúde será acionada para recolhimento.