A Secretaria de Saúde de Olímpia recebeu, nesta segunda-feira (9), uma notificação suspeita do novo coronavírus (Covid-19) em residente do município. Trata-se de uma mulher, de 34 anos, que relatou ter tido contato com uma prima que esteve na Europa e reside em Ribeirão Preto.

Por apresentar alguns sintomas da doença, a paciente procurou por atendimento médico em um serviço de Saúde, foi transferida para Barretos, onde foi realizada a coleta de exames, e recebeu alta hospitalar.

Como medida preventiva, enquanto aguarda o diagnóstico, a pessoa permanecerá em isolamento domiciliar.

Os resultados devem ficar prontos nos próximos dias pelo Instituto Adolfo Lutz, laboratório estadual de referência para o diagnóstico ou descarte da doença.

A Secretaria ressalta que não há motivo para pânico e que a única maneira de se prevenir contra a doença é lavar as mãos com água e sabão frequentemente, protegendo o nariz e a boca ao espirrar ou tossir, evitar ambientes com muita aglomeração e utilizar álcool em gel nas mãos.

Informa ainda que, desde o início dos alertas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Prefeitura desenvolve o Plano de Ação contra o Novo Coronavírus, com treinamento dos profissionais – tanto do setor público quanto privado -, bem como a atuação em vigilância preventiva nos equipamentos de Saúde, públicos ou particulares.

NA GRÉCIA

O prefeito Fernando Cunha, que está na Grécia para participar da cerimônia de acendimento da Chama Olímpica, disse ao Diário que a questão do coronavírus “vem sendo discutida há dias com todo o cuidado, inclusive pelo você, o médico Fábio Martinez”.

“É apenas um caso suspeito, claro que está sendo tratado com seriedade e torcida para que seja apenas suspeito, mas estamos atentos e orientando a população a manter a higiene pessoal com maior rigor”, disse o prefeito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here