A Secretaria de Saúde de Olímpia informa que recebeu do Instituto Adolfo Lutz (IAL), nesta segunda-feira (13), o resultado negativo para Covid-19 de duas pacientes suspeitas, de 36 e 78 anos.

O município também registrou mais 4 novas notificações, sendo uma delas decorrente do óbito de um homem de 65 anos que ocorreu na UPA, no domingo (12), vítima de pneumonia e parada cardiorrespiratória.

Por ser um paciente de afecção respiratória foi aplicado o protocolo do Ministério da Saúde notificando o caso como suspeito de Covid-19 e colhendo material para investigação.

As outras três suspeitas são de três mulheres de 34, 36 e 40 anos. Ao todo, o município contabiliza 25 notificações.

50 LEITOS EM HOSPITAL DE CAMPANHA

Preparando o município para um possível surto da Covid-19 (Coronavírus), a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, em parceria com a iniciativa privada, está montando um Hospital de Campanha.

A estrutura vem sendo adequada na Pousada Villa das Flores, onde funcionava a antiga Faculdade Ernesto Riscali. O imóvel foi cedido ao município sem custos e está recebendo todos os equipamentos necessários para a internação de pacientes infectados que apresentarem sintomas mais leves.

O local, que será ativado temporariamente em caso de necessidade, contará com cerca de 50 leitos destinados ao atendimento do SUS. Os quartos estão equipados com camas, televisores, ar-condicionado, frigobar, banheiro e o prédio também conta com ampla acessibilidade.

Na manhã desta segunda-feira (13), o prefeito Fernando Cunha visitou o futuro Hospital de Campanha, acompanhado do provedor da Santa Casa, Luiz Alberto Zaccarelli, do secretário de Saúde, Marcos Pagliuco, e dos proprietários da pousada, Tina e Aluíso Riscali. A montagem também conta com o apoio e supervisão do vice-prefeito, Fábio Martinez, que é médico e diretor técnico da Santa Casa e tem estado na linha de frente das ações de enfrentamento da pandemia no município.

Hospital de Campanha – Olímpia

Hoje, fui conferir a montagem do Hospital de Campanha de Olímpia, que está sendo estruturado na Pousada Villa das Flores (antiga Faculdade FAER), para a internação de pacientes com sintomas mais leves da Covid-19. O local foi cedido ao município sem custos e será ativado, temporariamente, caso ocorra um surto em nossa cidade. Assim, estamos nos preparando para enfrentar esse desafio com cerca de 50 novos leitos que serão disponibilizados no espaço, além da estrutura ampliada da Santa Casa. Nosso desejo é que não precisemos usar essa estrutura extra, mas se necessário for, nossos moradores terão atendimento garantido. Proteger a nossa cidade e cuidar bem da população é o nosso compromisso!

Publicado por Fernando Cunha em Segunda-feira, 13 de abril de 2020

A intenção é que a estrutura seja uma extensão da Santa Casa de Misericórdia, que, recentemente, foi ampliada e preparada para atender pacientes leves e também quadros mais graves da Covid-19. No hospital, foram montados 2 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e mais 20 leitos de enfermaria, com aumento de 25% da capacidade.

As ações para preparação da estrutura de Saúde do município é resultado de um trabalho em conjunto da Prefeitura, com a Santa Casa e parceiros. Além da ampliação de atendimento do sistema público, o município também tem atuado fortemente na aquisição de cestas básicas e equipamentos de segurança, além de ações solidárias para arrecadação de alimentos, produtos básicos de higiene e outras doações, que contam com amplo apoio da comunidade.

“Temos uma situação controlada em Olímpia e esperamos continuar assim, com baixa contaminação. Mas se viermos a precisar, hoje, temos 100 leitos na Santa Casa e mais 50 aqui, preparando o atendimento para nossa população. Este é mais um exemplo da união de esforços e da solidariedade que temos vivido aqui em Olímpia. Agradeço a cada um que tem colaborado a seu modo, seja com doações, respeitando as condições de isolamento, atuando nos serviços de saúde. Este é um momento de solidariedade e amor ao próximo e acredito que o povo olimpiense também é grato”, declarou o prefeito.