A pandemia Coronavírus, causadora da COVID-19, revela-se a causa de problemas que afetam, diretamente, os que por ela são acometidos, assim como todos os que estão á sua volta, de familiares á agentes da saúde. No entanto, os impactos desta doença atingem toda a sociedade, de questões particulares questões econômicas globais.

Dentre as medidas preventivas á proliferação do vírus, que se dá por contato, as autoridades públicas, sob a orientação dos especialistas em saúde, determinaram o isolamento social, medida válida tanto para os que compõem o grupo de risco como para todas as pessoas.

O isolamento social impacta sobre a vida e rotina de todos, provocando, em muitas pessoas, estresse em doses elevadas, favorecendo o agravamento de transtornos de natureza psíquica como depressão, ansiedade e pânico, gerando sofrimento individual e coletivo.

No cumprimento de sua missão, como promotora da vida, no exercício de sua responsabilidade social, comprometida com a superação deste mal que assola toda a humanidade, a Paróquia São José, através do Padre Ivanaldo Mendonça, mobilizou profissionais de psicologia para prestar, na condição de voluntários, atendimento emergencial gratuito ás pessoas acometidas pelas conseqüências do isolamento social.

O projeto Florescer se realiza de segunda a sexta-feira, enquanto durar a medida preventiva de isolamento social.

Os interessados passarão por triagem, sendo encaminhados aos profissionais de psicologia que atuarão, através de plantão.

Os atendimentos serão feito por meio de tecnologia da informação e comunicação (skype; whatsapp e outros), seguindo as determinações do Conselho Federal de Psicologia (CFP), órgão regulador da atuação destes profissionais.

Os psicólogos contarão, com a supervisão técnica de um profissional de enfermagem, também voluntário.

Padre Ivanaldo expressa seu agradecimento aos profissionais voluntários do projeto: “A Paróquia São José sente-se agraciada, nestes tempos difíceis, em poder ser canal de benção, fazendo chegar, sobretudo, aos mais necessitados, auxílio na superação de suas dores. Agradeço, imensamente, aos amigos, profissionais de psicologia e enfermagem que, gratuitamente, prestarão este serviço. Os profissionais da saúde estão na linha de frente no combate a este grande mal. Assim, cumprimos, com fidelidade, a missão expressa em nosso juramento profissional. Deus abençoe a todos”.

O projeto tem início nesta segunda-feira (30). O contato do plantão de atendimento psicológico gratuito é: (17) 98169-6285 (telefone e whatsapp).