Em busca de melhorias para a saúde pública da Estância Turística de Olímpia, o prefeito Fernando Cunha, acompanhado do vice-prefeito, médico Fábio Martinez, esteve na manhã desta quinta-feira (3) na Secretaria estadual de Saúde, na capital.

Na ocasião, o prefeito e o vice debateram com o secretário de Estado da pasta, David Uip, diversos projetos. A visita ao secretário foi acompanhada pelo deputado estadual, Vaz de Lima e o assessor, Paulo de Tarso.

Entre os assuntos debatidos, o principal foi a solicitação do prefeito sobre a aquisição de um equipamento de tomografia computadorizada. Segundo o chefe do Executivo, a viabilidade do aparelho proporcionará à população local e aos turistas recebidos no município, melhor atendimento e maior agilidade, uma vez que há demora em se obter os diagnósticos de média e alta complexidade.

A obtenção do equipamento também implicará em economia de recurso devido a não utilização de transporte de pacientes por unidades de suportes avançado, que possuem atualmente um custo elevado ao Município.

Sobre a questão, o secretário estadual se comprometeu a alocar recurso de cerca de R$ 1,5 milhão no orçamento do próximo ano para a compra do tomógrafo.

Outra reivindicação levada ao secretário foi a necessidade do credenciamento da Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de Olímpia, para que o hospital possa receber recursos públicos que auxiliem na manutenção do serviço.

Além disso, o prefeito solicitou ainda credenciamento para que o tratamento de Hemodiálise seja realizado no município, evitando que pacientes precisem se deslocar para cidades da região.

Fernando e Fábio também entregaram ao secretário um ofício requisitando ações e gestões capazes de viabilizar o assessoramento de profissionais na área de Gestão de Saúde Pública, recomendando especialistas da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo para Olímpia.

O pedido se justifica pela alta demanda de atendimento do sistema de saúde local que, além de suprir Olímpia, também se estende à comarca, Altair, Cajobi, Severínia, Guaraci e Embaúba, totalizando, assim, cerca de 110 mil habitantes. Além destes, o município ainda possui uma população flutuante de cerca de 2 milhões de visitantes que frequentam a cidade anualmente.

“Nós sabemos das inúmeras demandas que o serviço de saúde de Olímpia tem. Por isso, fomos pessoalmente até o secretário estadual para levarmos a ele algumas de nossas prioridades. O encontro foi muito produtivo e saímos de lá com resultados positivos como a garantia de um tomógrafo para a cidade e o compromisso dele em nos ajudar a credenciar a UTI da Santa Casa e o tratamento de Hemodiálise, buscando sempre melhorar o atendimento a população”, afirma o prefeito.