Embora os números de casos confirmados de Covid-19 estejam crescendo, seguindo a tendência de todo o país, os índices de Olímpia ainda são baixos se comparados à proporção de notificações totais da cidade, segundo nota da assessoria de Comunicação.

De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado ontem,, quarta-feira (20), de um total de 547 notificações, somente 36 casos foram confirmados por exames, sejam laboratoriais ou testes rápidos, o que representa apenas 6,5% do quadro geral.

Do total de confirmados, 19 (53%) já estão curados, tendo cumprido o período de quarentena e não apresentando mais sintomas de contaminação.

A nota ressalta que o crescimento dos números das últimas semanas se deve, principalmente, ao fato de que a Prefeitura ampliou o monitoramento do vírus, com a testagem em massa. Em duas semanas de testagem, foram feitos mais de 460 testes rápidos, grande parte em profissionais de saúde porque estão na linha de frente, atendendo a população, e garantir as condições de saúde desses trabalhadores é fundamental para promover o atendimento de saúde seguro a todos os moradores. Além disso, a população também tem sido testada com base nos protocolos do Ministério da Saúde e de órgãos superiores e devidamente orientada sobre os cuidados necessários.

Dessa forma, o aumento das notificações é uma consequência natural da ampliação das análises, o que demonstra que o município tem feito um mapeamento mais intensificado do contágio do vírus, inclusive muito superior ao de outros municípios da região até de porte maior que o de Olímpia e, mesmo assim, tem apresentado proporção menor na incidência de casos.

Isso pode ser facilmente comprovado ao observar os dados de testagem em cidades como Bebedouro (203 notificações com 26 casos positivos – 12,8%), Mirassol (242 notificações com 21 casos positivos – 8,7%), Jales (81 notificações com 8 casos positivos – 9,9%), Votuporanga (239 notificações com 29 casos positivos – 12,1%), Fernandópolis (180 notificações com 30 casos positivos – 16,6%), entre outras”, diz a Prefeitura.

A Prefeitura destaca, ainda, “o número significativo de casos descartados, que representam 92,5% das notificações gerais, ou seja, a maioria das pessoas com sintomas suspeitos e dos profissionais de saúde assintomáticos não foi contaminada pela Covid-19 em Olímpia” .

Com esses dados, a Prefeitura reforça que, “desde o início da pandemia, tem adotado medidas minimizar o contágio e equipado o serviço de saúde para garantir atendimento” .

Tem ainda orientado amplamente todos os moradores sobre “os cuidados de prevenção” e a importância de “evitar a circulação desnecessária para que a situação seja mais rapidamente controlada e os impactos da pandemia sejam superados” .