Na próxima semana, haverá mudanças na vacinação contra a Covid-19 em Olímpia, tanto para o público infantil como para os idosos, com o início da aplicação de mais uma dose de reforço.

A partir de segunda-feira (21), a imunização das crianças de 5 a 11 anos será realizada, exclusivamente, nas Unidades de Saúde dos bairros São José e Santa Ifigênia, de segunda a sexta, das 8h às 16h, com a desativação do Salão da Fenossa no fim desta sexta-feira (18).

Para a aplicação da primeira dose, os pais precisam levar os documentos pessoais da criança e o Termo de Autorização recomendado. Já para a segunda dose é necessário estar atento à data marcada no cartão de vacinação, sendo o intervalo de até 28 dias para os imunizados com a Coronavac e oito semanas para quem tomou a Pfizer pediátrica.

Além disso, o município segue com o cronograma de vacinação nas escolas municipais de Ensino Fundamental para ampliar ainda a cobertura vacinal que, hoje, já contabiliza mais de 72% do público infantil, com mais de 3.600 crianças vacinadas com a primeira dose.

4ª DOSE PARA IDOSOS

Também para segunda-feira (21), será o início da aplicação da 4ª dose para idosos com 80 anos ou mais, que já tenham completado quatro meses de intervalo da 3ª dose.

Essa 4ª dose poderá ser ministrada com qualquer imunizante disponível e que, para se vacinar, é necessário apresentar os documentos pessoais e o cartão de vacinação da dose de reforço para conferência do prazo recomendado.

A medida foi anunciada pelo Governo do Estado, na coletiva de ontem, quarta-feira (16), levando em conta que os estudos apontam uma redução na produção de anticorpos após um determinado período da imunização e visando, assim, reforçar a proteção da população, principalmente, do público que apresenta condições mais favoráveis a desenvolver formas graves da doença.

A vacinação de todas as doses para moradores com 12 anos ou mais segue na Avenida dos Olimpienses, ao lado da UPA, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.