A Secretaria de Saúde recebeu, nesta segunda-feira (20), a médica Talita de Almeida, selecionada no Programa de Residência em Medicina Geral de Família e Comunidade, realizada em parceria com a União das Faculdades dos Grandes Lagos de São José do Rio Preto (Unilago). A médica visitou a sede da secretaria e também algumas Unidades Básicas de Saúde do município.

Formada pela Universidade Estácio de Sá, Talita de Almeida foi selecionada pelo processo seletivo, realizado no mês de fevereiro, e iniciará suas atividades em Olímpia na próxima sexta-feira, 24 de março.

(1)A médica irá atuar na Unidade Básica de Saúde Valter Stuk, localizada na Cohab 4, com supervisão da médica Rose Barroso, médica responsável pela Estratégia de Saúde em Família na UBS. Em suas atribuições estão o acompanhamento geral de crianças, mulheres e idosos e o atendimento de gestantes e situações de saúde da família.

Segundo a diretora da divisão de Atenção Básica, Janaína Simões, a médica, que ficará no município durante dois anos, poderá agregar conhecimento para a equipe, bem como adquirir experiência com a habilitação e capacitação para atuar no nível ambulatorial e na Atenção Básica da comunidade, promovendo melhorias na saúde.

Para a secretária da Saúde, Lucineia dos Santos, a chegada da médica fortalece a equipe da UBS e possibilita mais atendimentos na unidade. “A residente ao mesmo tempo que estará colocando em prática os conceitos acadêmicos, estará também prestando um grande serviço para a população olimpiense, já que tem um novo dinamismo de trabalho e também novos conceitos que só tendem a elevar a qualidade de vida dos pacientes que procuram a UBS”, salienta a secretária.

O assistente de coordenação de Medicina da Unilago, o médico Antônio Caldeira da Silva, ressalta que o programa de residência está inserido no Mais Médicos e possibilita ampliar os recursos humanos para o Sistema Único de Saúde. “Com a residência, há uma qualificação na atenção básica, ampliando a Estratégia de Saúde da Família e possibilitando mais atendimentos”, explica o médico.