O projeto “Saúde Mais Acessível e Próxima de Você”, que é responsável pelo atendimento estendido até às 20 horas nas Unidades Básicas de Saúde da Família, segue beneficiando moradores neste mês de abril. Em março, foram 317 atendimentos.

O cronograma deste mês tem início nesta quarta-feira, dia 10, na UBSF Dona Dalva Fernandes Moreda Ayusso (Campo Belo). Já no dia 18 (quinta-feira) é a vez da UBSF Dr. Custódio Ribeiro de Carvalho (Ribeiro dos Santos) permanecer aberta até às 20h.

No dia 23 (terça-feira), os cidadãos poderão procurar atendimento na UBSF Valter Stuk, na Cohab IV. Já no dia 24 (quarta-feira) os moradores terão atendimento até às 20h na UBSF Gilberto Vicente Mora, em Baguaçu, e na UBSF Dr. Francisco Figueiredo Filho (São José).

De acordo com a divisão de Atenção Básica, as unidades tiveram como maiores demandas registradas, no último mês, as consultas médicas (72), visitas domiciliares (117) e atendimentos odontológicos (24).

Em decorrência da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, nos dias 23, na UBSF Valter Stuk (Cohab IV), e 24 de abril, na UBSF Dr. Francisco Figueiredo Filho (São José) as salas de vacina também estarão aplicando as doses nos grupos prioritários que são: crianças (seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (mães no pós-parto); idosos; trabalhadores da saúde; professores das escolas públicas e privadas; indígenas; pacientes com doenças crônicas e população privada de liberdade.

O Saúde Noturna oferece aos moradores consultas médicas e odontológicas (mediante agendamento prévio), coleta de Papanicolau, aferição de pressão arterial, medição de glicemia e testes rápidos para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites Virais, e a atualização da caderneta vacinal dos usuários. Além destes serviços, os moradores recebem a visita dos Agentes Comunitários de Saúde que visam ampliar as ações de combate à dengue e ao escorpião.