A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe será realizada na Estância Turística de Olímpia enquanto houver doses. Esta é a determinação da secretaria estadual de Saúde para que o maior número de moradores dos grupos prioritários seja imunizado. De acordo com a determinação da GVE de Barretos (Gerência de Vigilância Epidemiológica), a partir desta segunda-feira (25), dois novos grupos poderão ser imunizados nas Unidades Básicas de Saúde, sendo crianças de cinco a nove anos e adultos de 50 a 59 anos.

Segundo dados do setor de Vigilância Epidemiológica, 15.109 pessoas já foram imunizadas. Deste número, 11.769 (93,14%) são pessoas dos grupos prioritários e 3.340 dos pacientes com comorbidades (grupo prioritário, mas calculado à parte). Com esta quantidade de doses aplicadas, o município já superou a meta nacional (90%).

O balanço, presente no portal DATASUS, do Ministério da Saúde, demonstra que a Estância já imunizou 1.080 (114,89%) trabalhadores da saúde; 98 (124,05%) puérperas (pós-parto); 7.340 (98,29%) idosos; e 934 (113,90%) professores da rede pública e particular.

O cenário de vacinação superior a 95% somente não alcança crianças e gestantes. Este dois grupos, em todo o território nacional, está bem abaixo do objetivo e gera preocupação da Saúde municipal. Os dados da Vigilância apontam que 1.980 (69,65%) crianças procuraram as UBS e 328 (68,06%) gestantes foram imunizadas.

Para o secretário de Saúde, Marcos Roberto Pagliuco, mesmo o município alcançando a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, as UBS seguirão aplicando as doses e imunizando o maior número de pessoas.

“A partir desta segunda, os postos estarão vacinando dois novos grupos, crianças de cinco a nove anos e adultos de 50 a 59 anos, e é preciso que eles também se conscientizem de que receber a dose é essencial para evitar a doença. Enquanto houver doses disponíveis, os profissionais da Saúde aplicarão a vacina, mas reforçamos que há poucas doses disponíveis”, ressalta o secretário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here