Em uma cerimônia marcada pela emoção, foi inaugurado na tarde de terça-feira (25), no Jardim Tropical, o novo espaço do Centro de Especialidades Odontológicas-CEO e o Serviço de Fisioterapia.

Ambos fazem parte dos Serviços Integrados de Reabilitação. Estes serviços já eram prestados pelo município, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, e agora estão em novo endereço.

Na ocasião, foram entregues dois veículos zero quilômetro exclusivos para Estratégia de Saúde da Família. Um ficará exclusivamente para os distritos de Ribeiro do Santos e Baguaçu, para que os médicos possam realizar as visitas principalmente na zona rural. Eu outro veículo será utilizado pelos médicos da Estratégia de Saúde da Família do município.

As bênçãos religiosas ficaram a cargo de Frei Mauro, da Igreja-Matriz de Nossa Senhora  Aparecida. Para descontrair, fiz um trocadilho “sentindo-se grato por estar no CEO”.

O CEO recebeu o nome da olimpiense “Julia Yamanaka Kitagawa”.

Os familiares – Hirochi e filhas Luciana e Milene, e filhos, estiveram presentes, recebendo na oportunidade o decreto assinado pelo prefeito Geninho Zuliani,emoldurado, denominando aquele espaço.

O agradecimento em nome da família ficou para Hirochi, que, emocionado, agradeceu rapidamente ao prefeito Geninho.

As filhas também receberam flores das mãos da secretaria Silvia Forti Storti.

O CEO é preparado para oferecer serviços de diagnóstico bucal, com ênfase na detecção do câncer de boca; periodontia especializada; cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; endodontia e atendimento a portadores de necessidades especiais.

Também estiveram presentes os familiares de outro homenageado, Nelo Savian, que denomina o novo Serviço de Fisioterapia: os filhos Nelo Jesus, Reginaldo e Carlos Savian.

Carlinhos agradeceu, na tribuna, a homenagem.

Naquele espaço são oferecidos serviços como prevenção, reabilitação e recursos físicos em fisioterapia.

A matriarca da família, Aparecida Maria Passarella Savian, também recebeu flores das mãos da secretaria da saúde Silvia Forti.

Em seu discurso, o prefeito Geninho fiz praticamente um balanço de seus oito anos de governo em relação à saúde pública. “Eu fiz o que pude, tenho certeza que não é o que eu ou a secretária queremos, mas tenho a certeza que avançamos e muito nesta área, principalmente se compararmos com as cidades do interior paulista, mesmo as maiores de nossa região. A saúde pública, como um todo está deficiente, é preciso ter em mente que trata-se de uma rede, onde a União, o Estado, e o Município, tem as suas responsabilidades; se um desses elos da cadeia falhar, todo sistema falhará também”, disse Geninho.

O prefeito elogiou a secretária Silvia: “É a mulher que é mais conseguiu verbas federais para a nossa Saúde, em toda a história de Olímpia não teve igual, por isso, e talvez seja a última oportunidade pública para tanto, comprimento-a pela amizade e pela sua atuação 24 horas em prol da Saúde de Olímpia”.

E, deixou claro: “Ela entrou comigo no dia 1 de janeiro de 2009 e sairá no dia 31 de dezembro deste ano”.

Geninho desejou “boa sorte” ao prefeito eleito Fernando Cunha: “Que ele mantenha Olímpia no curso do desenvolvimento, estamos no governo de transição transmitindo todas as informações necessárias para que isso ocorra”.

O espaço inaugurado está localizado na Rua Benjamin Constant, 2.446, no Jardim Tropical.