Iniciada no dia 10 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe completou sua primeira semana com a imunização de 785 pessoas dos primeiros grupos prioritários atendidos, em Olímpia.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde, foram vacinadas 580 crianças até 6 anos incompletos, 167 gestantes e 38 puérperas (mães no pós-parto). Este ano, a campanha priorizou estes grupos porque são considerados os menor adesão.

Agora, a partir de segunda, dia 22, as vacinas estarão disponíveis para todo o público-alvo da Campanha, se estendendo aos idosos, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, indígenas, pacientes com doenças crônicas e população privada de liberdade.

Os moradores pertencentes aos grupos de riscos devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, de segunda a sexta, das 07h30 às 16 horas com a caderneta de vacinação em mãos para receber a dose. Caso sejam pacientes com doenças crônicas/morbidades, é preciso apresentar nas UBS a receita com indicações. Além da vacinação da gripe, as unidades também estão atualizando as cadernetas de vacinação.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Aparecida Nicéia Mattos Mussolin, a procura da primeira semana ficou abaixo do esperado. “Tivemos uma procura baixa dos primeiros grupos de risco, por isso, reforçamos a importância dos grupos prioritários procurarem as unidades para receberem a vacina, que é a melhor forma de prevenção da doença. O município registra 17.231 mil no publico-alvo e temos como meta imunizar 90% desse total”, explica a diretora.

Para facilitar ainda o acesso à imunização, as salas de vacinação estarão abertas no período noturno, até às 20h, nos dias 23, na UBSF Valter Stuk (Cohab IV), e 24 de abril, na UBSF Dr. Francisco Figueiredo Filho (São José), devido ao programa de atendimento noturno.

Já o Dia D, de mobilização nacional, será realizado no dia 4 de maio (sábado) com abertura de todas as UBS das 8h às17h. A campanha segue até o dia 31 de maio.

Caso o morador tenha dúvidas sobre a vacinação deve procurar a UBS mais próxima ou entrar em contato com a secretaria de Saúde pelo contato (17) 3279-1400.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here