DA REDAÇÃO — A campanha nacional de vacinação contra a gripe mobilizou as unidades de saúde da Estância Turística de Olímpia no último sábado, 10 de maio, com a realização do Dia D. Ao todo, 266 pessoas do grupo prioritário compareceram aos postos para receber a dose contra a Influenza. A ação é parte da estratégia do Ministério da Saúde para atingir a meta de imunizar 90% do público-alvo.
Segundo a Secretaria de Saúde, aproximadamente 15 mil pessoas compõem o grupo prioritário na cidade. Até agora, cerca de 3.800 já foram vacinadas, o que representa apenas 25% da meta. Com isso, 65% desse público ainda precisa receber o imunizante para alcançar a cobertura esperada. A vacinação segue disponível durante a semana, das 7h30 às 16h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município e distritos.
Podem se vacinar crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, pessoas com deficiência ou doenças crônicas, povos indígenas e quilombolas, população em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, dos Correios e população privada de liberdade.
A vacina contra a gripe protege contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B. A proteção tem duração de cerca de um ano e, como os vírus sofrem mutações frequentes, a vacinação anual é essencial para manter a eficácia.
Além da campanha contra a Influenza, as UBSs também estão atualizando a caderneta de vacinação da população geral, reforçando a prevenção contra outras doenças do calendário nacional.