Nesta quarta-feira, dia 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. A data simboliza as lutas e reivindicações das mulheres por melhores condições de trabalho, direitos sociais e políticos, iniciados na segunda metade do século XIX e se estenderam até as primeiras décadas do XX. Para demonstrar a importância do dia para os cidadãos, as Secretarias da Prefeitura de Olímpia desenvolveram ações para funcionários e munícipes nos projetos sociais e nas Unidades Básicas de Saúde e também nos prédios da administração.

Dia-da-Mulher-(1)

As atividades da Assistência Social iniciaram, na terça-feira (7), com uma palestra realizada na unidade 3 do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Na oportunidade, foram discutidos a violência contra mulher e os trabalhos que podem ser desenvolvidos para melhorar a qualidade de vida das cidadãs olimpienses.

Presente na reunião, a secretária de Assistência Social, Cristina Reale, destacou que as mulheres precisam ser ouvidas, bem como incentivadas a denunciar violências físicas e verbais. “A mulher tem que ser tratada com dignidade, igualdade social e respeitada perante a sociedade. Cada mulher tem sua história e suas lutas diárias”.

O prefeito Fernando Cunha também participou do encontro e fez questão de enaltecer o trabalho da Assistência Social e apontar que a participação da mulher na sociedade é essencial. “Na administração, temos 78% dos servidores públicos são mulheres, um total de 1.253 funcionários. A mulher luta pelo seu espaço todos os dias e temos que incentivá-las e respeitá-las. Além disso, a assistência social desempenha serviços para promover socialmente a mulher”, ressalta Fernando.

Dia-da-Mulher-(2)

Já no dia 8, a secretária visitou o Abrigo São José, as três unidades do CRAS, a APAE e, acompanhada do vice-prefeito Dr. Fábio Martinez, esteve na Santa Casa para fazer entregas de bombons para as funcionárias, alunas e moradoras que participam de programas. Visitou ainda outras secretarias municipais e distribuiu bottons com mensagens de combate à violência. “É um gesto simples para parabenizar cada mulher com carinho. Neste dia temos que mostrar o quanto somos especiais e o nosso papel na sociedade”, destacou Cristina Reale.

Dia-da-Mulher-(5)

As Unidades Básicas de Saúde também receberam visitas durante todo o dia da secretária Lucineia dos Santos. A secretária entregou às mulheres, que aguardavam consultas, agendavam exames ou acompanhavam pacientes, uma rosa para simbolizar a beleza, a delicadeza e a importância de cada uma.

Dia-da-Mulher-(4)

“O respeito e a atenção têm que ser dedicado às mulheres todos os dias. Mas, hoje, aproveitamos a data para externar de modo especial esses sentimentos, representados por um gesto simples, mas repleto de carinho e gratidão a cada uma das servidoras que cuidam da saúde da população”, enaltece Lucineia dos Santos.

Dia-da-Mulher-(6)

As secretárias de Administração, Eliane Abreu, e Finanças, Mary Brito, também homenagearam as servidoras com a distribuição de rosas para celebrar a data.

Na noite desta quarta, às 19h30, a Prefeitura, por meio da secretaria de Assistência Social, promoverá, uma palestra sobre a violência contra a mulher e a Lei Maria da Penha, na Casa de Cultura.