A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, devido às queimadas e ocorrências registradas desde o último final de semana, realizou uma reunião nesta quarta-feira (28), com representantes dos órgãos públicos de segurança envolvidos no combate aos incêndios.
O objetivo foi o de definir medidas e providências para melhorar a preparação e a eficiência das equipes, garantindo a segurança da população e reduzindo o surgimento de novas ocorrências.
Durante a reunião, foram discutidos tópicos e relatos sobre as situações enfrentadas na cidade, resultando na definição de estratégias e ações imediatas. Entre as medidas aprovadas, destaca-se a implantação de uma Sala de Situação da Defesa Civil, localizada na base da Guarda Civil Municipal, para centralizar o atendimento de emergências relacionadas às queimadas.
Além disso, será instalado um sistema de radiocomunicação que funcione independentemente dos serviços de telefonia fixa e móvel, juntamente com outras melhorias e treinamentos para fortalecer o combate aos incêndios.
O município também avalia a criação de uma área de proteção urbana, com a construção de aceiros em áreas de risco, para evitar a propagação das chamas em direção a residências e empreendimentos.
Outra medida aprovada foi o cadastro de voluntários, incluindo empresas e profissionais com maquinário, caminhões pipa, brigadistas ou outros equipamentos adequados, que possam ser mobilizados em situações de emergência.
A reunião de trabalho foi coordenada pelo prefeito Fernando Cunha e contou com a participação de secretarias municipais de Agricultura, Zeladoria e Meio Ambiente, Segurança, Obras e Governo, além de setores de Comunicação e Frotas, representantes do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Polícia Militar e do Poder Legislativo. A Defesa Civil de Olímpia pode ser acionada pelo telefone 199 em casos de necessidade.