A Secretaria de Saúde da Estância Turística de Olímpia segue com as ações de vacinação contra a febre amarela em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. E como medida para proporcionar maior comodidade aos cidadãos, bem como vacinar pessoas que não conseguem comparecer às UBS’S durante a semana, seis Unidades abrirão nos dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro, três em cada dia, para atualização da caderneta vacinal.

No dia 28, quem ainda está com a caderneta desatualizada ou não tomou a segunda dose deve procurar a UBSF Dr. Francisco Figueiredo Filho (Jardim São José), ou a UBS Dona Dalva Fernandes Moreda Ayusso (Jardim Paulista), ou ainda o Ambulatório de Referência e Especialidades – ARE (antigo postão). 

No dia 4 de fevereiro, é a vez das UBS’s Dr. Waldomiro Paiva Luz (Cohab I e II) e Dr. Clodoaldo Marins Sarti (Jardim Santa Ifigênia e do Centro de Referência do Idoso. 

Os atendimentos serão realizados das 8h às 17h e os moradores devem comparecer com a caderneta de vacinação.

De acordo com a diretora da divisão de Vigilância em Saúde, Jaqueline Barbosa da Silva, apenas duas doses da vacina são necessárias para a pessoa estar imunizada para toda a vida. No calendário vacinal, a criança recebe a primeira dose aos 9 meses e o reforço aos 4 anos. “Quem não tiver as duas doses precisa procurar de uma UBS para atualizar. Já quem não tiver caderneta de vacinação e lembrar a unidade que se vacinou, procure esta unidade”, salienta a diretora.

A Secretaria de Saúde ressalta que os munícipes e moradores de áreas rurais devem aproveitar estes dois próximos sábados para procurar as Unidades de saúde e atualizar as cadernetas de vacinação.

Além do esforço para imunizar a população, a diretora afirma que a população também deve eliminar os criadouros. “No momento, a população deve procurar se vacinar e eliminar os criadouros. Nossa preocupação não se restringe a febre amarela, mas também a dengue que pode levar a morte, a zika e a Chikungunya”, explica Jaqueline.

Em caso de dúvidas o morador pode entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone (17) 3279-1400.