Um fenômeno que começa às 22h30 de deste domingo, 27, e que poderá ser observado até por volta de 1h30 da madrugada desta segunda-feira, 28, promete encantar os apaixonados por astronomia. É o eclipse lunar total, desta vez com um diferencial: ocorre em plena superlua, como é definida a ocasião em que a lua está mais próxima da Terra e, por isso, parece ser maior e avermelhada.

48137-970x600-1

O professor Wagner Soeiro, integrante do Clube de Astronomia de Rio Preto, explica o eclipse lunar durante a superlua. “Esse eclipse vai ser especial pois ocorrerá na superlua, quando a Lua parece maior para visão de todos. É porque ela está 14% mais perto da Terra. Neste momento a Lua aumenta em até 30% o seu brilho. Esses dois fenômenos, a Superlua e o eclipse, não ocorrem juntos desde 1982 aqui no Brasil. Por isto, vai valer a pena ficar acordado até a madrugada para observar e registrar”, recomenda o professor. A Superlua não é rara. Rara é a coincidência com a eclipse.

Quem também estará atento ao fenômeno celeste será Renato Poltronieri, fundador do Clube de Astronomia de Nhandeara, que explica por que a lua estará com a coloração avermelhada. “Por causa dos gases presentes na atmosfera da Terra, parece que a Lua mudará de cor, mas isso é causado até pelo nosso estágio de poluição”, explica o astrônomo amador. A observação do eclipse da superlua poderá ser prejudicada pelas condições climáticas da região de Rio Preto. “Se o céu estiver nublado, fica impossível, mesmo com telescópio fazer a observação. Por isto, vamos ficar na torcida pela dissipação das nuvens até a noite de domingo”, diz Renato.

Caso o tempo esteja nublado neste domingo, a alternativa será observar o eclipse pela internet. Basta acessar o site do Climatempo (www.climatempo.com.br) e da Nasa (www.nasa.gov), que irão fazer a transmissão ao vivo do fenômeno. O evento astronômico muito raro e aconteceu apenas cinco vezes desde 1900, em 1910, 1928, 1946, 1964 e 1982. Quem perdeu hoje, vai ter de esperar até 2033. O eclipse será visível em algumas partes da América do Norte, em toda a América do Sul, na Europa e África.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here