O Museu de Arte Sacra e Diversidade Religiosa da Estância Turística de Olímpia reabre a partir desta sexta-feira (23), com duas novas exposições inéditas: “Aflorar Maria” e “Qual é a Sua Cruz?”. As atrações marcam a retomada das atividades culturais no município.

A exposição “Qual é a Sua Cruz?” é uma coleção composta por 70 cruzes, elaboradas por 51 artistas do centro-oeste brasileiro, que permite conhecer as dinâmicas dos processos artísticos daquela região, e a ampliar e iluminar as fronteiras deste vasto país.

Adir Sodré, Babu 78, Benedito Nunes, Conceição Bugres, Clovis Irigaray, Dalva de Barros, Humberto Espindola, João Sebastião, Waldomiro de Deus, Paulo Pires estão entre os artistas reconhecidos que assinam a exposição. A coleção é resultado de um projeto do artista Gervane de Paula e a mostra faz parte do acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo, com a curadoria de Daisy Estrá.

A Cruz, um dos objetos mais antigos do universo simbólico humano, transcende as questões religiosas e está situada no território democrático, laico e plural das artes – onde o espaço encontra-se aberto para variadas interpretações e ressignificações.

A mostra convida e incentiva o compartilhamento, impulsionando as reflexões para além dos limites imediatos da comunicação simbólica. Trata-se, portanto, de um roteiro sem destino em que as conjecturas estão liberadas para novas conexões tanto sobre o que a vida nos oferece quanto para o que oferecemos a ela.

Já a exposição “Aflorar” traz imagens em bronze, vidro e mármore, com um olhar e a temática especial Mariana, tendo em vista que ficará até outubro, mês de Nossa Senhora Aparecida, além de Olímpia estar se tornando um ramal do Caminho da Fé. A curadoria é da artesã Mirtis Gonçalves de Moraes.

A abertura das exposições ocorrerá nesta sexta-feira, dia 23, a partir das 18h. A visitação do público deve respeitar todos as medidas recomendadas como o distanciamento, controle de capacidade, uso de máscara, entre outras regras necessárias para garantir a prevenção.

O Museu de Arte Sacra e Diversidade Religiosa está localizado na Rua David de Oliveira, 420. As novas exposições ficarão disponíveis para visitação ao público até o final de outubro, de terça-feira a domingo, das 13h às 19h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here