Após ser apresentado em São José do Rio Preto, o projeto fotográfico “Estações do Passado”, do fotojornalista Guilherme Baffi, será exibido na Estância Turística de Olímpia, na ECO – Estação Cultural de Olímpia. A mostra ocorrerá entre os dias 25 de setembro e 10 de outubro.

A exposição conta com 30 fotografias que mostram a atual condição de conservação de algumas estações ferroviárias que faziam parte da Estrada de Ferro Araraquara (EFA), ativa de 1896 a 1971. Os interessados poderão visitar a mostra de terça a domingo, das 15h às 21h, com entrada franca.

Esta iniciativa é promovida pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas – ProAC ICMS. Conta com apoio da Tereos e patrocínio da Kodilar, Itamarati, Rede Sol Supermercados e So Química Laboratórios Ltda. Depois de Rio Preto e Olímpia, as cidades de Mirassol e Votuporanga também receberão a exposição.

No projeto, Baffi documentou a situação de edifícios que antes eram estações. O fotógrafo percorreu 250 quilômetros e visitou 13 estações, incluindo locais como São José do Rio Preto, Bálsamo e Catanduva. Estas estações, construídas no século 20, foram marcos de progresso nas respectivas cidades, mas a maioria delas encontra-se hoje em desuso.

Com “Estações do Passado”, o objetivo é fazer os visitantes ponderarem sobre a relevância de preservar as estações ferroviárias da região, resgatando memórias de um tempo em que as ferrovias eram essenciais para o crescimento das cidades.

Informações adicionais podem ser obtidas no site oficial do projeto: www.estacoesdopassado.com.br. Guilherme Baffi é também fotojornalista do jornal Diário da Região e tem participação em diversos projetos culturais.

SERVIÇO

Estações do Passado

  • Local: Estação Cultural de Olímpia – Rua Coronel José Medeiros, 477
  • Data: 25/9 a 10/10