O 58º Festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia retoma, neste ano, mais um espaço especial de valorização da arte e da cultura. O Salão de Pinturas chega em sua 27ª edição e está com inscrições abertas para artistas interessados em expor suas obras.

Segundo o regulamento, o formulário de inscrições e as obras devem ser entregues até nesta sexta-feira (dia 29 de julho, na secretaria de Turismo e Cultura (Av. Brasil, 155 – Centro). A ficha de inscrição está disponível no anexo do edital, que pode ser acessado no site do Festival pelo link.

De acordo com a Subcomissão de Feira de Artesanato e Artes do FEFOL, a mostra visa reunir e valorizar o trabalho de artistas no segmento de pintura com suas mais significativas manifestações do folclore brasileiro, bem como, promover a educação artística na coletividade e o desenvolvimento das Belas Artes.

As pinturas devem abordar o tema escolhido para este ano “Folclore Brasileiro e suas regionalidades”. Serão contempladas duas categorias, Acadêmica e Moderna (contemporânea), sendo que cada autor ou artista pode inscrever, no máximo, duas obras em cada categoria. Poderão participar artistas residentes e domiciliados no Brasil.

Vale ressaltar que só serão analisadas para participar do Salão apenas obras que atendam às categorias, desde que sejam também obras inéditas, não sendo admitidas cópias ou reproduções de outros artistas. As dimensões das pinturas não devem exceder 1,50m x 1,50m, incluindo a moldura. Toda a responsabilidade pelas obras ficará a cargo de seus proprietários, que assumem o compromisso ao preencher a ficha de inscrição.

Todas as obras inscritas serão analisadas pela Comissão Julgadora, que fará a seleção das telas a serem exibidas. Além disso, 3 obras serão premiadas com medalhas de Ouro, Prata e Bronze, e Menção Honrosa em forma de certificado, podendo receber premiação em valor a ser divulgado posteriormente.

O 27º Salão de Pinturas ficará em exposição no Pavilhão Cultural durante todo o 58º Festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a Divisão de Cultura pelo telefone (17) 3280-6294.