A prefeita, Gláucia Emilia Scatolin, de Severínia, acompanhada do vereador Ulysses Terceiro, receberam no Paço Municipal, o gerente de Relações Institucionais da Tereos, Douglas Leonardo Souza, na manhã dessa terça-feira (24). Na pauta, o comunicado de que a unidade da Tereos em Severínia, a primeira e mais antiga unidade do Grupo, não estará moendo nessa safra de 2022.

A prefeita Glaucia afirma que “recebeu a notícia com espanto e muita tristeza, pois o funcionando da unidade é a principal mola propulsora para o desenvolvimento da cidade de Severínia”. Por sua vez, o gerente Douglas deixou claro que “a intenção do Grupo Tereos é a de usar esse período para manutenção e aprimoramento dos equipamentos existentes”, justificando a paralisação “por conta das intempéries climáticas do ano passado, e a baixa oferta de cana de açúcar na nossa microrregião”.

A intenção do Grupo é manter a unidade Severínia, pois a mesma fabrica produtos únicos para os padrões da empresa, como o açúcar cristal.

Glaucia frisou que “é momento de calma e entendimento, gostaria de pedir para que a nossa população que fique calma nesse momento, estamos em tratativas e comunicação com os responsáveis da Tereos, para que a unidade de Severínia volte a moer em 2023, e que Severínia não sofra prejuízos inestimáveis no futuro”.

O gerente de Relações Institucionais frisou que a empresa manterá contato contínuo com a gestão municipal “para que o impacto no município esse ano de 2022, seja o mínimo possível”.

Por fim, a prefeita Gláucia disse que “o momento é de união geral, para que possamos passar por mais esse desafio importante que se apresentou para o município”.

A NOTA DA TEREOS

O Diário já tinha sido comunicado a respeito da decisão da Tereos, porém preferiu aguardar mais alguns momentos do desenrolar dos fatos. Enfim, eis a nota:

A seca histórica que afetou a safra 21/22 de cana-de-açúcar trouxe desafios para todo o setor sucroenergético, impactando o volume de matéria-prima disponível para processamento. Com base nesse cenário, a fim de otimizar sua produção e sua logística, a Tereos Açúcar & Energia Brasil anuncia a paralisação temporária por um ano das operações da unidade Severínia, no noroeste do estado de São Paulo.
A decisão, estratégica para os negócios da companhia, visa otimizar o aproveitamento de cana nas demais unidades e não terá impacto sobre o volume de moagem previsto para a atual safra.
A maior parte dos funcionários de Severínia já foi realocada em outras unidades industriais da Tereos e os demais, cuja recolocação não foi possível, estão recebendo todo o apoio e suporte necessários neste momento de transição.
Durante o período de suspensão de atividades operacionais da unidade, a Tereos continuará atuando de forma responsável junto à comunidade do munícipio de Severínia, mantendo seu suporte ao desenvolvimento social e econômico da região.
As perspectivas da companhia para o ano se mantêm inalteradas e a Tereos segue com seu compromisso de construir um futuro sustentável pautado pela transparência no relacionamento com seus colaboradores, parceiros, fornecedores, clientes e consumidores.