O diretor da Região Brasil do Grupo Tereos, Jacyr Costa Filho, recebeu o título de embaixador do Institut du Monde Lusophone (IMLus), nesta quarta-feira (27), em jantar de gala organizado pelo instituto no Café de la Paix, em Paris.

A entidade independente nasceu em 2017, na Sorbonne, com o objetivo de promover conexões entre o mundo da língua portuguesa e do mundo francófono nos domínios da educação e formação, investigação científica, relações diplomáticas, intercâmbios de desenvolvimento econômico, diálogo intercultural e promoção da cultura.

Neste ano, receberam o título personalidades de países como Angola, Brasil, Moçambique e Portugal, em diversas áreas de atuação.

Além de Jacyr Costa Filho, premiado na categoria Gestão, o País também está representado por nomes como o ator Lima Duarte, o psiquiatra Guido Palomba e o fotógrafo Sebastião Salgado, entre outros.

O evento contou ainda com a presença do embaixador brasileiro na França, Paulo Cesar de Oliveira Campos.

“A globalização não deve ser motivo para reduzir a importância da diversidade de línguas. Ao contrário, deve ser uma forma de aumentar o conhecimento de culturas diversas”, disse Costa Filho em mensagem gravada e exibida durante a cerimônia. “O trabalho desenvolvido pelo Institut du Monde Lusophone é de suma importância. É uma honra ser nomeado embaixador deste projeto, representando uma cooperativa francesa que tem raízes profundas no Brasil e em Moçambique”, concluiu o executivo, lembrando que o português é um dos três idiomas mais usados na Tereos – ao lado do francês e do inglês.

O Institut du Monde Lusophone é um órgão independente presidido por Isabelle de Oliveira, professora-pesquisadora da Universidade Sorbonne Nouvelle, e representa a comunidade lusófona em diversos países.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here