Pular para o conteúdo
Quinta-feira, 22 de outubro de 2026
Emblema do Diário de Olímpia Olímpia e região Diário de Olímpia
Agronegócio

Tereos e Atvos testam tratores autônomos e reduzem custos no campo

Equipamentos reduzem custos e registram aumento de até 20% na produtividade

Por Leonardo Concon · · 2 min de leitura · Atualizado em

Tereos e Atvos testam tratores autônomos e reduzem custos no campo

DA REDAÇÃO — Tereos e Atvos testaram tratores autônomos na cultura de cana-de-açúcar e registraram aumento de até 20% na produtividade dos equipamentos, além de redução de até 10% no consumo de diesel nas operações agrícolas.

Os testes ocorreram entre maio e dezembro de 2025, em condições reais de campo, e envolveram etapas como preparo de solo, incluindo grade e subsolagem. A aplicação prática permitiu medir o desempenho da tecnologia em diferentes cenários operacionais.

Impacto direto na produção

O uso do sistema autônomo ampliou a eficiência das máquinas ao manter padrão constante de operação e reduzir variações causadas por condução manual.

Lojinha do DiárioProdutos que indicamosVer a lojinha

A economia de combustível aparece como efeito direto, com impacto sobre o custo da produção agrícola.

“Os testes representam um avanço decisivo para a modernização da operação agrícola no país. Ao validar a tecnologia em condições reais de campo e ao longo de diferentes operações do ano, conseguimos medir com precisão seu desempenho, seus ganhos operacionais e sua capacidade de escala.”

Tecnologia adaptada ao Brasil

A solução foi desenvolvida no exterior e passou por ajustes para operar nas condições brasileiras, considerando relevo, tipo de solo e dinâmica das usinas.

Durante os testes, foram identificadas necessidades de adaptação do sistema para ampliar a aderência às operações da cultura de cana.

“Mais do que integrar a tecnologia, a solução foi adequada às condições reais de operação das usinas, com base na experiência de campo e domínio dos processos agrícolas no Brasil. Os resultados indicam que as operações autônomas tendem a se consolidar como uma realidade no campo.”

Mudança no perfil de trabalho

O modelo permite que um operador acompanhe múltiplos equipamentos simultaneamente por meio de sistemas de monitoramento.

A adoção da tecnologia exige capacitação para funções ligadas à supervisão de máquinas, análise de dados e manutenção dos sistemas.

“A implementação da tecnologia contempla a capacitação dos colaboradores das operações, assegurando uma transição segura e sustentável, com preparação para novas funções, como supervisão de frotas autônomas e gestão de dados.”

Tendência de adoção no setor

Os testes integram o avanço da automação no agronegócio, com foco em produtividade e redução de custos.

“Com a sincronização de todos os equipamentos agrícolas envolvidos, será possível otimizar processos, reduzir custos e ampliar a eficiência das operações, contribuindo para uma agricultura mais sustentável.”

Operadores de uniforme acompanham telas de monitoramento em sala de controle de usina Agronegócio

Tereos cria sistema que reduz falhas de automação em usinas

Ferramenta criada pela Tereos já acompanha cinco unidades e deve chegar a mil controles até março de 2027 14/10/2026
Trabalhador de uniforme azul com capacete sob o braço, em lavoura de cana com trator ao fundo Agronegócio

Curso de Logística da Tereos tem inscrições abertas até o dia 9

Aulas do Qualifica+ serão de 26 a 30 de outubro, na Unidade Cruz Alta, para moradores de quatro cidades 05/10/2026
Tereos aplica R$ 568 milhões para renovar áreas de cana-de-açúcar Agronegócio

Tereos aplica R$ 568 milhões para renovar áreas de cana-de-açúcar

Investimento busca manter a idade adequada dos canaviais e permite intervenções no solo entre os ciclos de cultivo 01/10/2026
Tereos lança hoje relatório e aponta queda de 40% nos acidentes Agronegócio

Tereos lança hoje relatório e aponta queda de 40% nos acidentes

Detalha iniciativas nos canaviais, testes com tratores e planos de substituição de fertilizantes 08/09/2026
Tereos recebe certificação GPTW pelo quinto ano consecutivo Agronegócio

Tereos recebe certificação GPTW pelo quinto ano consecutivo

Percepção das equipes sobre confiança, respeito, segurança, inclusão e desenvolvimento 28/08/2026
Tereos capacita 330 pessoas para o setor agroindustrial em quatro anos Agronegócio

Tereos capacita 330 pessoas para o setor agroindustrial em quatro anos

Mulheres ocuparam 57% das vagas nos 29 cursos realizados desde 2021 14/08/2026
Procon de Olímpia volta a atender no Poupatempo; saiba como Cidade

Procon de Olímpia volta a atender no Poupatempo; saiba como

Posto deixou a sede da Secretaria de Inovação e passa a seguir o horário do Poupatempo, no Jardim Toledo 22/10/2026
Olímpia garante Centro POP para atender população de rua Cidade

Olímpia garante Centro POP para atender população de rua

Estado inclui a cidade em lista de 29 municípios com cofinanciamento; prefeitura precisa enviar o termo de aceite até 30 de outubro 22/10/2026
Espaço Cultural Ruy Ohtake, com cobertura verde ondulada e parede vermelha, sede do Polo Catavento em Olímpia Cultura e Lazer

Museus e Polo Catavento de Olímpia fecham no domingo (25)

Quatro espaços culturais não abrem no dia do segundo turno das eleições e voltam a funcionar normalmente na segunda-feira (26) 22/10/2026
Imagem da fachada da Casa da Cultura de Olímpia na Rua São João, centro de Olímpia Cultura e Lazer

Plano de Cultura de Olímpia tem última escuta nesta quinta

Encontro sobre artesanato e economia criativa fecha o ciclo de dez reuniões; audiência pública será em 17 de novembro 22/10/2026
Canalização do Olhos d’Água vai a disputa em 10 de novembro Cidade

Canalização do Olhos d’Água vai a disputa em 10 de novembro

Cidade também abre pregões para calistenia, equipamentos médicos e alimentação na Fatec e na Etec, além de leilão de bens no dia 17 22/10/2026
Alunos e medalhas da Educação Física no Luciano Ferreira, em Olímpia Legislativo

Homenagem na Câmara reconhece oito trajetórias da Educação Física

Sessão solene teve discursos de autoridades, agradecimentos dos homenageados e entrega da Medalha de Moção CREF4/SP. 21/10/2026
Fachada da Escola Estadual Dona Anita Costa, em Olímpia Educação

Três escolas de Olímpia passam a ter tempo integral em 2027

Anita Costa (foto), Maria Ubaldina e Village Morada Verde entram na lista de 2027; Estado chega a 51% da rede 21/10/2026
Escolas estaduais de Olímpia recebem 473 tablets para aulas Educação

Escolas estaduais de Olímpia recebem 473 tablets para aulas

Nove unidades da rede estadual na cidade entram na distribuição de 200 mil aparelhos do Governo de SP 21/10/2026