A Tereos, uma das líderes mundiais na produção de açúcar e etanol, com unidades na região noroeste do Estado de São Paulo, tem entre seus princípios o compromisso com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.

Na próxima segunda-feira (21), data em que se celebra o Dia da Árvore, o Grupo promove ações de conscientização voltadas a pescadores e frequentadores de áreas próximas ao rio Turvo, entre Olímpia e São José do Rio Preto, e ao rio Grande, entre Guaraci e Altair e rio Pardo, na região de Barretos.

Segundo o gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Tereos, André Tebaldi, a ação tem por objetivo conscientizar pescadores e frequentadores dos rios sobre a importância de cuidar do meio ambiente e das áreas de preservação permanente, as APPs, e mananciais. Grupos formados por colaboradores da empresa vão percorrer os pontos orientando os frequentadores com dicas ambientais, como cuidado com áreas verdes e de mata, evitar fogueiras, além da importância de não se descartar lixo e bitucas de cigarro inadequadamente. Simultaneamente também vão recolher possíveis resíduos descartados da maneira incorreta nestas áreas.

“Decidimos fazer essa ação devido ao registro de focos de incêndios em áreas de preservação e canaviais próximos a rios, córregos e represas. Nosso propósito é conscientizar sobre o papel de cada um na preservação ambiental. Com o tempo seco no Sudeste e a estiagem prolongada, um simples foco de incêndio pode devastar áreas inteiras”, frisa Tebaldi.

Durante a ação, colaboradores da Tereos das sete unidades localizadas na região também irão distribuir camisetas com mensagens educativas, mudas de árvores nativas, produzidas pela empresa em seu próprio viveiro, além de montar uma lista com os telefones dos participantes para posterior disparo de cards informativos via whatsapp. “Nosso intuito é que as pessoas que frequentam esses espaços de lazer se tornem multiplicadores de ações voltadas à preservação do meio ambiente”, afirma o gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Tereos.

Programa de Combate e Prevenção a Incêndios

Sempre atenta a medidas que possam minimizar impactos ambientais, a Tereos segue investindo em ferramentas para a luta contra o fogo. Desde 2018, a empresa conta com um sistema de monitoramento feito por meio de 13 satélites meteorológicos operados por agências governamentais (entre elas a Nasa), que enviam alertas automáticos das ocorrências de incêndio diretamente à Central de Controle da empresa, o que permite respostas ágeis e controle imediato nas áreas atingidas.

Para o controle rápido de focos de incêndio, a empresa adquiriu caminhonetes leves, equipadas com todos os aparatos necessários para combater focos iniciais, e com tração nas quatro rodas, conferindo agilidade no deslocamento e em todo o processo. Além disso, o Grupo implantou o aplicativo Checklist de Aceiros para monitorar e avaliar a limpeza e metragem desta importante barreira contra a propagação do fogo.

As medidas, implantadas no final da safra 19/20, têm auxiliado a companhia em suas sete unidades industriais de açúcar e energia a iniciar o protocolo de contenção de incêndios antes que o fogo se propague por áreas maiores, dando tempo para que as equipes de bombeiros, tanto da empresa, como pertencentes ao Plano de Auxílio Mútuo (PAM), cheguem ao local para debelar o potencial incêndio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here